Geral

Entrega do Complexo Cultural Teatro Deodoro reúne entusiastas da arte

17/12/2014
Entrega do Complexo Cultural Teatro Deodoro reúne entusiastas da arte
Governador Teotonio Vilela Filho destacou o novo equipamento cultural do estado como um legado da alma (Foto: Neno Canuto)

Governador Teotonio Vilela Filho destacou o novo equipamento cultural do estado como um legado da alma (Foto: Neno Canuto)

    O Governador Teotônio Vilela inaugurou oficialmente, nessa terça-feira (16), o Complexo Cultural Teatro Deodoro. Ao lado do diretor-presidente da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), Juarez Gomes de Barros, e do Secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viegas, o governador conheceu as novas instalações da casa de cultura e exaltou a importância desta iniciativa para o Estado.
“Este é um legado do espírito, um legado da alma. A arte vem completar o sentido político da vida da sociedade, não se pode separar a arte de promover o bem comum que é a política da arte de tornar a alma da sociedade, mas para ela se expressar precisa de oxigênio e o trabalho do nosso governo deixa mais oxigênio para a alma dos alagoanos, transformando em complexo cultural o maior e mais antigo templo de todas as mais belas expressões da cultura do nosso Estado: o Teatro Deodoro”, disse o governador.
Durante a visita, os presentes puderam assistir algumas apresentações artísticas, como uma aula demonstrativa da Companhia de Balé Eliana Cavalcanti, uma performance teatral de autoria do diretor Lael Correia e duas peças musicais regidas pelo maestro Daniel Bortholossi, com músicos e coralistas de Alagoas. O público ainda conferiu em primeira mão a galeria de arte do Complexo, já com as obras do 1ª Salão de Arte Contemporânea de Alagoas, que será aberto nesta quarta-feira (17).
A noite foi encerrada com um coquetel oferecido aos convidados e com as palavras do idealizador do Complexo: “A força da arte, da música, da dança e do teatro tem a capacidade de curar a alma e o corpo. Que transformemos a partir de hoje este local em uma escola onde a arte possa ser perpetuada”, concluiu Juarez Gomes de Barros.
Também estiveram presentes à frente de honra da inauguração o presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador José Carlos Malta, o vereador Chico Filho, representando a Câmara Municipal de Maceió, e o deputado estadual recém-eleito Rodrigo Cunha. Ao lado dos convidados, entre eles muitos artistas e entusiastas da arte alagoana, as autoridades visitaram as instalações do Complexo.

    O Complexo

Instalado ao lado do centenário Teatro Deodoro, o moderno Complexo Cultural Teatro Deodoro é um dos maiores e mais completos equipamentos culturais do país. O empreendimento abriga espaços estratégicos para acomodar os corpos permanentes da Orquestra, do Balé e da Companhia de Teatro do Deodoro, além de uma belíssima galeria de arte. Toda sua estrutura será disponibilizada para cursos de música, dança, teatro e cenotécnica, voltados a crianças e jovens da rede pública de ensino.
O complexo possui uma série de espaços funcionais: sala de ensaio para grandes orquestras, com estrutura para abrigar instrumentos, partituras e material de apoio, salas de ensaio e de aquecimento para bailarinos, ampla galeria de arte preparada para receber exposições, mostras e instalações variadas, salas de aula e de monitoria para estudantes, instalações do quadro funcional, técnico e administrativo da Diteal e terraço panorâmico.
O projeto, de autoria da arquiteta Marta Nogueira, privilegia a integração entre a Praça Deodoro, onde está localizado o tradicional teatro, e o Complexo. A obra começou a sair do papel há três anos, com a assinatura do contrato entre o Governo do Estado, através da Diteal, e a empresa Cony Engenharia, com recursos do Ministério da Cultura e do Governo de Alagoas, em um investimento total de R$ 7.286.095,21.
O Complexo Cultural Teatro Deodoro tem como apelo maior o incentivo do estudo, da pesquisa e da formação continuada de jovens talentos, especificamente aqueles com maior vulnerabilidade social. O projeto prevê a realização de cursos, oficinas e workshops de música erudita, balé e teatro, além de investir na formação de jovens na área cenotécnica, com elementos como cenografia, iluminação, sonorização, figurinos e adereços. A iniciativa visa descobrir novos talentos e solidificar o mercado cultural alagoano, a partir da qualificação de profissionais para integrar a cadeia produtiva local.
“O complexo possibilita que o centenário Teatro Deodoro produza, não só receba espetáculos, mas também ofereça uma formação de alta qualidade a quem não pode pagar por ela, cumprindo a função social de teatro, que é a de ser uma escola”, disse Juarez Gomes de Barros. Além do aprimoramento profissional, os corpos permanentes do Teatro Deodoro (músicos, bailarinos e atores) atuarão como multiplicadores, ultrapassando os muros da instituição.
Em comemoração à inauguração do Complexo, o Teatro Deodoro recebe nesta quarta-feira (17), um concerto de música erudita e uma apresentação de balé, a partir das 19 horas. A entrada é gratuita. Logo após o espetáculo, acontece a abertura oficial do 1ª Salão de Arte Contemporânea de Alagoas, na galeria de arte do Complexo Cultural Teatro Deodoro.

    SERVIÇO

Concerto e Balé Comemorativos

Data: Quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Horário: 19h

Local: Teatro Deodoro

Aberto ao público