Geral

Cultura afro é tema de feira em escola estadual de Delmiro Gouveia

05/12/2014
Cultura afro é tema de feira em escola estadual de Delmiro Gouveia

Visitantes podem apreciar culinária afro em estande montado na feira (Foto: José Demétrio)

Visitantes podem apreciar culinária afro em estande montado na feira (Foto: José Demétrio)

  Africanidade. Este é o tema da 4ª Feira de Cultura da Escola Estadual Delmiro Gouveia, que começou nesta quinta-feira (4) e termina na noite desta sexta-feira (5). De acordo com a diretora-geral da Escola, Lucrécia Rodrigues, o evento envolve todas as turmas e todos os 360 alunos da escola, que oferece ensino fundamental de 6º ao 9º ano.
“Com base na pesquisa do tema central, os alunos desenvolveram trabalhos com vários subtemas, como musicalidade, ritmos e cultura afro, culinária, religião de matriz africana, filhos ilustres e demais manifestações culturais e esportivas do povo negro, como a capoeira e afoxé”, explicou Lucrécia, acrescentado que a feira é voltada aos familiares e amiga dos alunos.
Envolvida nos preparativos do estande da turma, dedicado ao Navio Negreiro, a aluna Laís Gomes, de 16 anos, disse que a pesquisa fez com que ela se interessasse mais pela cultura afro. “A gente só se dá conta do sofrimento dos africanos quando tem acesso à poesia de Castro Alves, Navio Negreiro”, destacou a aluna do 9ª ano.
Outros alunos destacaram também a importância da feira, cujo objetivo é combater o preconceito e destacar a qualidade da cultura africana praticada no Brasil. Em uma faixa, na entrada da Feira, os alunos deixaram o recado: “Engana-se quem pensa que a luta acabou. Os ideais de Zumbi continuam mais vivos do nunca”.