Geral

Conselho de Política Energética define proposta de trabalho para 2015

12/12/2014
Conselho de Política Energética define proposta de trabalho para 2015
O encontro, realizado nesta quinta-feira (12), foi conduzido pela presidente do Conselho e secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana Foto: Ascom Seplande

O encontro, realizado nesta quinta-feira (12), foi conduzido pela presidente do Conselho e secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana Foto: Ascom Seplande

  A apresentação de novas propostas de trabalho para o setor energético de Alagoas em 2015 foi uma das pautas discutidas na última reunião ordinária deste ano do Conselho Estadual de Política Energética (Cepe). O encontro, realizado nesta quinta-feira (12), foi conduzido pela presidente do Conselho e secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana.
Dentre as atividades previstas para o próximo ano, destacam-se as capacitações sobre gás natural e impactos das condições climáticas na geração de energia, a substituição da energia elétrica para aquecimento de água por gás natural em prédios residenciais e comerciais, a implantação de biodigestores para produção de biogás a partir das casas de farinha e o acompanhamento das tarifas praticadas no consumo de energia elétrica.
“Quando os empresários visitam Alagoas para estudar a possibilidade de instalação de suas empresas, eles levam em conta, entre outros aspectos, as vantagens tarifárias que terão aqui. Por isso, é importante elaborarmos esse diagnóstico para termos controle sobre a produção energética no nosso Estado e condições de atrair ainda mais investidores”, destacou a secretária Poliana Santana.
Durante o encontro, foram discutidas outras questões referentes à realização de visitas técnicas, seminários e palestras, desenvolvimento tecnológico, eficiência energética, energia não-renovável, energia renovável a partir do aproveitamento de resíduos agropecuários, monitoramento da qualidade e expansão dos serviços prestados, bem como à regulação e aplicação de tarifas e tributos do gás natural e dos combustíveis.

Monitoramento – Outra pauta debatida durante a reunião foi o balanço dos indicadores de qualidade e continuidade dos serviços prestados no setor, registrando aumento de 4,9% no número de novos consumidores em 2014. O andamento do projeto de implantação do segundo circuito Delmiro Gouveia/Olho D’Água das Flores e da subestação da Cidade Universitária, bem como a ampliação das subestações de Olho D’Água das Flores e Santana do Ipanema, foram algumas das ações monitoradas e apresentadas aos conselheiros.
Na ocasião, o técnico da Eletrobrás Distribuição Alagoas, Charles Mariano, destacou a implantação da interligação com a rede básica Maceió II como um dos projetos mais importantes. “Hoje, a capital alagoana é atendida basicamente por um único ponto de suprimento de energia, o que significa que qualquer problema maior poderia causar um apagão na cidade. Com esse projeto, ganharemos mais confiabilidade, flexibilidade operacional e, sobretudo, capacidade de atendimento a novas cargas”, explicou.