Geral

Concessão de incentivos beneficia três novas empresas em Alagoas

29/12/2014

largeO Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes) aprovou, em reunião ordinária realizada nesta segunda-feira (29), a concessão de incentivos para três novas indústrias. Uma vez instalados, os empreendimentos vão gerar um investimento total de mais de R$ 950 milhões e cerca de 500 empregos diretos. Divididos em três segmentos: fiscais, locacionais e creditícios, os benefícios estão previstos no Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin).

Para a secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico e presidente do Conselho, Poliana Santana, a validação dos benefícios garante diversificação econômica e produtiva a Alagoas. “Estamos transformando o mecanismo de incentivos no Estado. Adotamos uma política de atrativo que tem resultado na captação de novos empreendimentos, o que trouxe multiplicidade aos setores de mercado, além de ter sido responsável pela geração de milhares de empregos diretos e indiretos”, destaca.

Beneficiada com incentivos fiscais e creditícios, a BRH Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda. chega ao Estado com previsão de alcançar a fabricação de 28.433 toneladas finais de produtos orgânicos e inorgânicos. A empresa solicitou espaço físico para a realização de suas atividades com uma área de até 35 mil m² situado no Polo Industrial José Aprígio Vilela.

Entrando na esfera produtiva energética, a Shift Energy Maceió Indústria de Biocombustível Ltda. apresentou seu projeto de implantação fabril para a produção de biocombustível a partir de matéria orgânica obtida na própria região. Com investimento de R$ 921 milhões e perspectiva de mais de 380 empregos diretos, o empreendimento recebeu incentivos fiscais, locacionais e creditícios.

Também fez parte desse processo, a Indústria Alagoana de Portas Ltda. que traz variedade ao setor de comércio do Estado com a fabricação de esquadrarias e peças de madeira, além da produção de móveis com predominância de madeira. Em seu primeiro ano, a empresa prevê mais de 129 mil unidades das suas peças distribuídas; já em relação ao número de empregos gerados a expectativa é que seja alcançada a marca de 54 postos de trabalho.

 

Artigo 21-A – Ainda durante o encontro, o Conselho analisou e aprovou o pedido de adoção ao Artigo 21-A, do Decreto nº 38.394/2000, realizado por 48 empreendimentos instalados no Estado e que já são beneficiados com os incentivos do Prodesin.

“Esse processo vai atuar como uma medida preventiva a alguma alteração sistemática tributária que possa ocorrer no ano de 2015. Ao aprovar a adoção estamos apenas resguardando os benefícios adquiridos anteriormente pelas empresas, sem que haja qualquer alteração”, explicou o conselheiro Keylle Lima.

Fonte: Agência Alagoas