Geral

Bahia na vanguarda da produção de cafés especiais no Brasil

02/12/2014
Bahia na vanguarda da produção de cafés especiais no Brasil

    cafe04A Bahia produziu 2,28 milhões de sacas de café de 60 kg em 2014 (Conab/set./2014), o que torna o Estado o quarto produtor nacional de café, atrás de Minas Gerais (22,62 milhões de sacas), Espírito Santo (12,85 milhões de sacas) e São Paulo (4,47 milhões de sacas). E não é só volume de produção que tem dado destaque à cafeicultura baiana. Nos últimos anos, o estado não só agregou o café à sua produção agrícola, como também se tornou um dos grandes produtores de cafés de qualidade, o que tem permitido vencer vários concursos de cafés ­­especiais, como foi o caso recente do 15º Cup of Excellence – Early Harvest Brasil 2014, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais – BSCA.
Essa conquista é resultado da articulação da pesquisa, produção, extensão rural e ensino de instituições integrantes do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. No Estado, fazem parte do Consórcio a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.
Como reflexo dessa articulação, a Bahia, que tem tradicionalmente produção expressiva de café arábica, vem se tornando, nos últimos anos, também grande produtora de café conilon. Das 2,28 milhões de sacas produzidas em 2014, 1,23 milhão foram de arábica e 1,04 milhão de conilon. A produção de conilon na Bahia concentra-se predominantemente na região Atlântica, localizada no extremo Sul do Estado, composta pelos municípios que se situam em torno de Eunápolis, Porto Seguro, Itabela, Alcobaça e Teixeira de Freitas.