Cidades

Arapiraca em projeto internacional contra câncer do intestino

13/12/2014
Arapiraca em projeto internacional contra câncer do intestino

herberth1O município de Arapiraca foi contemplado, esta semana, com a chegada de um moderno equipamento de fabricação japonesa que ajuda a prevenir mais de 90% dos casos de câncer no intestino.
O moderno equipamento, distribuído no Canadá, Estados Unidos e, agora, na América Latina, pela empresa Hemagen, está instalado na Clínica Santa Fé, localizada na Rua Esperidião Rodrigues, no centro da cidade.
De acordo com o médico-gastroenterologista Herbert Toledo, o município de Arapiraca foi escolhido pela Universidade de Tóquio (Tokyo Medical and Dental University (TMDU) e governo do Japão, para participar de um grupo de estudos para a prevenção do câncer do intestino no Brasil.
O país é o segundo da América Latina, inserido no estudo, que já é feito no Chile.
Fabricado no Japão pela empresa Eiken, o equipamento faz parte de um projeto inédito em todo o Brasil.
O aparelho está sendo doado apenas para quatro pontos do país: a Universidade de São Paulo (USP) e as cidades de Arapiraca, Porto Alegre e Brasília.
O objetivo do consórcio com o governo japonês e a Universidade de Tóquio é comparar a eficiência dos dois tipos de exame até a conclusão do estudo em janeiro do próximo ano.
Além disso, a iniciativa também mostra a viabilidade da pesquisa de sangue oculto nas fezes, que é um procedimento mais eficiente e indolor para o paciente.
O médico Herbert Toledo revela que o novo método japonês, com a pesquisa de sangue oculto nas fezes, é um exame barato, rápido e eficiente para selecionar os pacientes que devem ser encaminhados para o tratamento mais apropriado, aumentando consideravelmente as chances de
cura em caso de detecção de câncer no intestino.
Segundo o médico, estudos mais atualizados mostram que o câncer coloretal atinge indivíduos a partir dos 50 anos de idade.
“Num universo de dez mil pessoas, mais de quinhentas podem apresentar lesões ou verrugas que evoluem para o surgimento do câncer”, explica Herbert Toledo, frisando que a utilização do equipamento para exame de sangue oculto nas fezes ajuda a detectar o início dessas pequenas lesões.
Profissionais da Clínica Santa Fé, incluindo o médico Herbert Toledo, a enfermeira Emanuelyne, o técnico Robson e o farmacêutico Fernando, estão realizando treinamento para utilização e manuseio do equipamento.

SUS
Toledo esclareceu que a prefeita Célia Rocha (PTB) já habilitou a rede municipal de saúde de Arapiraca para fazer parte do projeto.
Nas próximas semanas haverá o início de uma oficina de trabalho com médicos, enfermeiros, agentes de saúde e assistentes sociais.
A meta é levar a experiência para o sistema público de saúde de Arapiraca. Ficou definido que o projeto vai atender, gratuitamente, mais de mil pessoas em Arapiraca, sobretudo homens e mulheres com idade entre 50 a 70 anos e que sejam usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município e região.