Geral

APL Fruticultura no Vale do Mundaú apresenta principais avanços

18/12/2014
APL Fruticultura no Vale do Mundaú apresenta principais avanços

Evento reuniu mais de 100 trabalhadores atendidos pelo APL Fruticultura no Vale do Mundaú

Evento reuniu mais de 100 trabalhadores atendidos pelo APL Fruticultura no Vale do Mundaú

Os principais avanços do Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura no Vale do Mundaú foram apresentados aos agricultores da região, nessa quarta-feira (17). A divulgação dos resultados e ações de 2014 ocorreu durante o Encontro Anual de Fruticultores, no Centro Social do Sindicato dos Produtores Rurais de Santana do Mundaú. O evento reuniu mais de 100 trabalhadores atendidos pelo APL.
Para a gestora do APL Fruticultura no Vale do Mundaú, Valdelane Tenório, já é possível perceber muitas mudanças na vida dos produtores do grupo. “Hoje os agricultores nem usam mais cavalos, já têm suas próprias motos, além de outros bens que puderam adquirir por meio da evolução da cultura e do aumento da comercialização dos produtos”, explica.
Durante o encontro, também houve uma exposição e degustação dos beneficiados das frutas encontradas na região. Os produtos vieram de duas fábricas construídas na área, uma exclusiva para a produção de doces diversos e outra voltada para a fabricação de sucos, a primeira com certificação orgânica.
Os produtores também conheceram um pouco mais sobre o Projeto Pesquisa-Ação, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). A iniciativa busca valorizar a atividade rural e promover a troca de experiências entre os participantes. Dentro das cidades atendidas pelo APL, 60 alunos da Escola Estadual Manoel de Matos, em Santana do Mundaú, foram contemplados para participar das atividades.
Segundo a diretora da Escola Manoel de Matos, Quitéria Calado, a agricultura é uma das atividades  mais importantes do mundo e, através do projeto pesquisa-ação, é possível trabalhar o modelo de forma mais efetiva. “As pessoas podem deixar de comprar um carro, uma roupa, mas nunca de comer, e os trabalhadores rurais têm papel fundamental nisso, é uma alegria ter uma iniciativa como essa por aqui”, comemora.
De acordo com a coordenadora do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), Geanne Clementino, nos últimos dez anos, inúmeras iniciativas modificaram o cenário do Vale do Mundaú. “Por meio de sete caminhões e duas fábricas, os produtores alcançaram outro patamar, agora eles têm muito mais segurança para realizar o trabalho rural”, destaca.
Para a Analista do Sebrae/AL, Cristina Loureiro, uma das principais conquistas do APL é o alto crescimento da comercialização, além da união das associações e cooperativas. “Com a aproximação dos grupos, abre-se caminho para avanços mais significativos, e isso ocorreu na região”, aponta.
O APL Fruticultura no Vale do Mundaú faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) em parceria com o Sebrae. Fazem parte do arranjo as cidades de União dos Palmares, Branquinha, Murici, Ibateguara, São José da Laje, União dos Palmares e Santana do Mundaú. Em termos territoriais, a região onde está  o APL é a maior produtora de Laranja Lima do Brasil.