Geral

Aluno da Escola Maria José Loureiro é tetracampeão de Olimpíada

12/12/2014
Aluno da Escola Maria José Loureiro é tetracampeão de Olimpíada

Haniel Soares (d), tetracampeão da Olimpíada, com o colega Daírly Kelveis da Silva (Foto: José Demétrio)

Haniel Soares (d), tetracampeão da Olimpíada, com o colega Daírly Kelveis da Silva (Foto: José Demétrio)

Alagoas teve 412 estudantes premiados na edição 2014 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), sendo 112 da rede pública estadual de ensino. O resultado foi divulgado no final de novembro, no site oficial do evento: www.obmep.org.br.
Ao todo, a rede estadual de ensino conquistou uma medalha de prata e 23 de bronze nos três níveis da olimpíada, além de dezenas de menções honrosas e premiações para professores.
Entre os premiados das escolas do Estado está Haniel Soares Lemos, 14 anos, aluno do 9º ano da Escola Estadual Maria José Loureiro, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa). O garoto é tetracampeão na modalidade e, nesta edição, conquistou sua quarta medalha de bronze consecutiva. Seu colega de turma, Daírly Kelveis da Silva, 14 anos, também foi contemplado com medalha de bronze, mas pela primeira vez.
Para a diretora da Escola Maria José Loureiro, Juliane Ferreira Amorim, é muito gratificante ter dois alunos da unidade de ensino premiados na OBMEP. “Isso mostra que eles estão no caminho certo e serve de incentivo aos demais colegas da escola”, afirmou a diretora.

    Dedicação

Morador do bairro do Mutange, Haniel Soares disse que a prova da OBMEP deste ano foi mais difícil que as provas dos anos anteriores. Mas como já vinha estudando os assuntos da competição em casa, conquistou novamente a medalha de bronze.
Haniel gosta tanto dos assuntos de exatas que pretende prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Arquitetura, tendo como segundo opção o curso superior de licenciatura em Matemática.
Residente no Sítio São Jorge, Daírly Kelveis disse que a ajuda da irmã, que faz Matemática na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi fundamental para o seu desempenho na OBMEP. “Sempre gostei de Matemática, mas não ia bem nas provas. Com as aulas de reforço da minha irmã, melhorei meu desempenho e conquistei uma medalha”, explicou.
Além das medalhas, que serão entregues em meados de 2015, os alunos premiados na OBMEP vão receber também material didático para treinamentos em casa.

   Maior participação

Para o professor da Ufal e coordenador da OBMEP em Alagoas, Adelailson Peixoto, o resultado deste ano foi muito positivo para o Estado. Segundo ele, Alagoas registrou um aumento de premiações conquistadas entre 2013 e 2014, passando de 341 no ano passado para 412 alunos este ano.
Segundo o coordenador, a partir de 2015 os medalhistas da OBMEP participarão de programas de iniciação científica e receberão bolsa mensal e formação de professores da Ufal.
“Esta capacitação será realizada tanto em Maceió como em Arapiraca e propiciará grandes benefícios na formação desses alunos”, acrescentou Adelailson, informando ainda que a premiação dos medalhistas e dos alunos contemplados com menção honrosa acontecerá na metade de 2015 em Maceió ou Arapiraca.