Geral

AL apresenta avanços do HGE na reunião de Conselho de Secretários de Saúde

11/12/2014
AL apresenta avanços do HGE na reunião de Conselho de Secretários de Saúde

Secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, durante o encontro do Conass, em Brasília: avanços na gestão do HGE (Ascom Sesau)

Secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, durante o encontro do Conass, em Brasília: avanços na gestão do HGE (Ascom Sesau)

  Os avanços na gestão do Hospital Geral do Estado (HGE) foram apresentados em Brasília, na quarta-feira (10), pelo secretário de Alagoas e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (Conass), representando a região Nordeste, Jorge Villas Bôas, durante a última reunião de 2014 do Conass. Na ocasião, foram discutidas também as pautas sobre a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e o Projeto de Lei Orçamentária Anual.
“Fomos parabenizados pelo trabalho de gestão feito dentro do HGE, que melhorou consideravelmente o atendimento dentro daquela unidade. É muito importante levar para conhecimento de todos  o trabalho desempenhado por uma equipe que acredita no bom atendimento na saúde pública e que não tem medo de vencer desafios”, ressaltou o secretário.
Ainda durante a CIT, foram discutidas pela diretoria as pautas sobre a Minuta de portaria da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), o calendário da CIT em 2015 e a relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).
Outro assunto discutido pelos secretários estaduais e pela assessoria técnica do Conass foi a análise do Projeto de Lei Orçamentária Anual, o Ploa 2015, realizada pelo Conass anualmente. “Focamos também na discussão sobre o déficit de mais de R$ 29 bilhões no orçamento do Ministério da Saúde para 2015. Será um ano de aperto na saúde, e por isso é importante que a União reveja o financiamento para a saúde pública no País”, ressaltou Villas Bôas.
Além do secretário de Alagoas, participaram da reunião o presidente do Conass, Wilson Duarte Alecrim; e os secretários estaduais de saúde da Paraíba, Waldson Dias de Souza; do Pará, Hélio Franco; e do Rio de Janeiro, Marcos Esner Musafir.