Geral

Ação do Disque Denúncia 181 beneficia mais de 45 mil pessoas

20/12/2014
Ação do Disque Denúncia 181 beneficia mais de 45 mil pessoas

Palestras de conscientização sobre a importância da denúncia foram algumas das ações que mobilizaram as comunidades, integrantes da segurança e turistas no Litoral Norte (Foto: Ascom Seds)

Palestras de conscientização sobre a importância da denúncia foram algumas das ações que mobilizaram as comunidades, integrantes da segurança e turistas no Litoral Norte (Foto: Ascom Seds)

Formar disseminadores, conscientizar a população do Litoral Norte de Alagoas sobre a importância de denunciar crimes e, consequentemente, colaborar com o trabalho das forças de segurança para manter a paz e ordem foi o objetivo da ação realizada pelo serviço Disque Denúncia Integrado 181, da Secretaria de Estado da Defesa Social de Alagoas (Seds-AL), que esteve nessa quarta-feira (18) na região.
Três equipes do Disque Denúncia 181 foram aos municípios de Japaratinga, São Miguel dos Milagres e Maragogi para proferir palestras lúdicas, distribuir panfletos, conceder entrevistas nos veículos de comunicação local e divulgar mensagens em carros de som. A iniciativa beneficiou mais 45 mil pessoas, dentre turistas e moradores da região.
Vale ressaltar que todo o denunciante tem seu sigilo garantido, ou seja, aqueles que entram em contato não precisam se identificar para fazer suas denúncias. Os dados que chegam ao 181 são encaminhados para o setor de Estatísticas e Análise Criminal da Defesa Social e servem como base para o planejamento operacional das polícias e dos bombeiros. Criado em outubro de 2011, o serviço tem mais de 32 mil denúncias anônimas no banco de dados.
De acordo com a secretária municipal de Turismo de Maragogi, Mariana Gorenstein, na alta temporada o fluxo de turistas aumenta muito e a população se multiplica. “Pensando nisso, fizemos a solicitação para a Defesa Social intensificar as ações de segurança no Litoral Norte e fomos atendidos. Além das motocicletas adquiridas que intensificarão as rondas da PM, ganhamos mais uma arma contra o crime: a disseminação do Disque Denúncia aqui”, afirma.
Para o capitão PM Roberto Feliciano, a colaboração da população é imprescindível para que as forças de segurança atuem na elucidação dos crimes. “Todo fato relatado tem seu valor. Uma ligação pode salvar uma vida. E em relação ao anonimato, não há com o que se preocupar. Temos o dever de preservar o sigilo e a segurança de todos os denunciantes”, salienta o capitão Feliciano que planeja novas ações de conscientização do 181 no Sertão de Alagoas.
O registro das denúncias é feito pelo Sisgou, sistema criado na Defesa Social. Enquanto as informações são recebidas pelo teleatendimento. Constatada a veracidade do relato, a denúncia é encaminhada para o órgão de segurança responsável (Força Nacional, Polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros ou Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social) para que as providências sejam tomadas.
A maioria das denúncias envolvem tráfico de drogas, homicídios, porte ou posse ilegal de arma de fogo, localização de foragidos e suspeitos de roubos. Entretanto, as denúncias podem ser feitas também nos casos de comércio clandestino de gás, comércio ilegal de aves silvestres, violência, abuso ou exploração de crianças e adolescentes, dentre outros.
Os números mostram que houve um crescimento no atendimento do Disque Denúncia em Alagoas. Em 2012, foram feitas 6.296 denúncias, já no ano passado foram 7.044. O serviço do 181 funciona 24h, todos os dias, recebendo uma média de 38 denúncias. Para fazer uma denúncia basta ligar gratuitamente para 181, encaminhar as informações via e-mail para [email protected] ou preencher os dados no site (http://migre.me/nBctA).