Artigos

V Flimar

23/11/2014
V Flimar

    Sucesso muito além da expectativa, depois de seis meses de planejamento, organização e trabalho, afinal a abertura da 5ª Festa Literária de Marechal Deodoro (V FLIMAR) no dia 12 de novembro. Numa noite de brisa fresca vinda da Lagoa Manguaba, os convidados se achegavam ao auditório do Espaço Cultural Alagoa do Sul, Centro Histórico da bela cidade de Marechal Deodoro (418 anos). A Banda Filarmônica Nossa Senhora da Boa Viagem em concerto e o prefeito Cristiano Matheus recebiam os convidados. Íttala Nandi, atriz e escritora, deputado Inácio de Freitas Damasceno, a baiana Miriam Salles, os poetas, Carla Nobre, Rogério Cosme, Roberval Pereyr,  José Inácio Vieira de Melo, alagoano de Dois Riachos, terra da campeã Marta, Maurício Melo Júnior, Claufe Rodrigues, se juntavam ao público de Marechal Deodoro e Maceió, tomando os 320 lugares do auditório. Afinal a mesa foi composta com o prefeito, vereadores, a vice prefeita Iolanda Alcântara, a Secretário Flávia Célia, entre os 14 participantes da mesa. O Prefeito deu p    or aberta a V FLIMAR, ao cantar o hino nacional à capela, a soprano Elvira Regina fez o público se emocionar, até chorar. Depois de uma cativante palestra da professora Heloísa Melo Moraes sobre a metáfora na poesia de Djavan, o homenageado da V FLIMAR, os convidados dirigiram-se ao palco na orla lagunar onde a Sociedade Filarmônica Santa Cecília (104 anos) tocou belíssimas músicas. Logo após a Camerata de Juvenópolis arrasou com o maestro Max de Carvalho e a soprano Elvira Regina.
Na quinta-feira pela manhã deu início uma série de palestra, o general Cássio Cunha falou sobre a Arte da Guerra; o arquiteto Leonardo Castriota abriu um debate da educação patrimonial. Encerrando a manhã Andréa Nunes apresentou seu instigante livro, “A Corte Infiltrada”. Enquanto isso na orla as crianças se divertiam aprendendo, muitas produções artísticas e literárias produzidas no cotidiano das Escolas Municipais. Viajando no universo da literatura popular, no mundo da imaginação e do faz de conta (contação de histórias); mergulhando com prazer na viagem da Biblioteca Flutuante e na arte do mamulengo; viajando rumo ao desconhecido através da leitura. A programação da FLIMARZINHA foi o ponto alto do evento, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, realizaram o concurso literário entre os maiores ( 8ª e 9ª séries), contos inspirados  nas letras de música de Djavan, mais de 500 inscritos, os 30 melhores contos formaram uma antologia, o livro, “DJAVAN PARA CANTAR E CONTAR”.
O encerramento da FLIMARZI    NHA foi um belo Cortejo Literário com crianças recitando poesia e cantando música de Djavan pelas ruas de Marechal Deodoro. Inesquecível.
Durante o dia sempre excelentes palestras com escritores da mais alta qualidade, em temas diversos. Na tarde da sexta-feira três palestras analisando a obra de Djavan e uma entrevista ao vivo, o homenageado respondeu com simplicidade e inteligência perguntas de cinco jornalista e do auditório. Ainda teve Paloma e Janaína Amado, Laurentino Gomes, Luiz Gutenberg, entre outros. O poeta Ricardo Cabus presenteou a plateia com o espetáculo Djavaneando Lêdo.
Todas as noites nos palco armado na orla, show com coral, bandas filarmônicas de Marechal Deodoro, o artista Jurandir Bozo, ballet de Eliana Cavalcante, a magnífica e encantadora Fernanda Guimarães, finalmente o Show da República, Eliezer Setton e o grande Leonardo fecharam a festa com chave de ouro.
O sucesso da FLIMAR faz a diferença entre outras organizadas Brasil à fora pelo envolvimento de todos os alunos da rede de ensino municipal, a SEMED inicia o ano com muita literatura organizando em cada escola uma FLIMARZINHA, a FLIMAR é o coroamento desse trabalho. Segundo, os escritores convidados chegam na abertura e só retornam depois  do encerramento. Ficam quatro dias conhecendo outros escritores, trocando ideias, assistindo palestras, poetando, os poetas arrasaram no Sarau da Casa do Marechal. Hospedados em hotéis e pousadas na praia do Francês, uma das mais bonitas do mundo, desfrutam a hospitalidade do alagoano.
Foram quatro dias de aprendizado, divertimento, encantamento, alegria e muito saber. Resta esperar pela VI FLIMAR, faltam apenas 12 meses, passam rápidos.