Geral

V Concurso de Ações Inovadoras premia servidores públicos

12/11/2014
V Concurso de Ações Inovadoras premia servidores públicos

O 2º colocado foi a Secretaria de Estado a Gestão Pública, com o projeto Gestão Integrada de Pessoal - Evolução, Carreiras e Subsídios Foto: Ascom Segesp

O 2º colocado foi a Secretaria de Estado a Gestão Pública, com o projeto Gestão Integrada de Pessoal – Evolução, Carreiras e Subsídios Foto: Ascom Segesp

  A Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp), por meio da Superintendência da Escola de Governo de Alagoas (Egal) premiou nesta terça-feira (11), os cinco melhores projetos inscritos, na V edição do Concurso de Ações Inovadoras.
Em sua 5ª edição, o Concurso de Ações Inovadoras ainda enche de expectativa e emoção os servidores que nele se inscrevem. É neste evento que o Governo de Alagoas reconhece e premia as grandes ideias inovadoras, que além de transformar o modo da prestação de serviços aos cidadãos alagoanos, motivam e geram resultados.
Na solenidade de abertura, a secretária adjunta da Gestão Pública, Ricarda Calheiros, representando o secretário de Estado da Gestão Pública, Alexandre Lages Cavalcante reforçou a importância do evento.
“Vocês reprseentam uma grande parcela de servidores que fazem a diferença para o Estado de Alagoas. Servidores que saem da zona de conforto e acreditam na melhoria da qualidade dos serviços prestados. Estamos encerrando esta gestão, porém deixamos esta semente plantada, para que vocês, enquanto servidores efetivos a floresçam e colham seus frutos beneficiando a todos”, disse a secretária adjunta, Ricarda Calheiros.
Ao todo 28 projetos foram inscritos no concurso que contempla ideias inovadoras, que buscam disseminar práticas que representam avanços, transformações dos valores, soluções e mudanças significativas nos padrões da prestação dos serviços públicos para o Estado de Alagoas.
Iniciando a premiação, a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Janesmar Cavalcanti, escolhida para julgar tecnicamente o concurso, ministrou uma palestra sobre Inovação na Gestão Pública e ressaltou o processo produtivo dos projetos inscritos.
“A busca pela inovação, resulta em descobertas, experimentações e principalmente grandes mudanças que, além de gerar valor, devem ser difundidas entre as partes interessadas do sistema organizacional. É isso que vocês estão fazendo aqui hoje. Estão propagando as suas contribuições e servindo de exemplo, para que novas transformações aconteçam e elevem a gestão cada vez mais na busca por resultados”, reforçou Janesmar Cavalcanti.
Foram dez projetos classificados e, dentre eles, cinco finalistas. Pela segunda vez consecutiva, a Secretaria de Estado de Promoção da Paz, com o projeto Casa de Direitos, levou o 1º lugar. O 2º colocado ficou com a Secretaria de Estado a Gestão Pública, com o projeto Gestão Integrada de Pessoal – Evolução, Carreiras e Subsídios.
O 3º lugar foi para o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), com o projeto Renovação Automática de CNH. Recebendo uma menção honrosa, com o 4º lugar, o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas, com o projeto Implantação do Escritório de Projetos no ITEC. O 5º Lugar, que também recebeu menção honrosa, ficou com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, pelo projeto DocBM – Protocolo Eletrônico do CBMAL.
O secretário de Estado de Promoção da Paz, Adalberon Sá Júnio, relembrou o grande desafio da criação da secretaria e o projeto vencedor. “Mesmo diante de todas as dificuldades, somos servidores públicos capazes de ultrapassar os obstáculos que nos cruzam. De todos aqui presentes, saíram projetos inovadores que com certeza transformarão o nosso Estado em um lugar melhor, principalmente no que diz respeito ao combate à violência, tratada também na Casa de Direitos, localizada no bairro de Jacintinho. Este bicampeonato é de todos nós”, enfatizou o secretário.
A gestora, vencedora do 2ª lugar, com o Projeto da Secretaria de Estado a Gestão Pública, Gestão Integrada de Pessoal – Evolução, Carreiras e Subsídios, Maria Edina Barbosa de Melo, falou da importância do projeto para o Estado de Alagoas. “Nosso trabalho está sendo reconhecido e valorizado neste concurso, porém a nossa contribuição vai além de qualquer premiação. Os setores administrativos do Estado ganham um forte aliado para as futuras pesquisas que contemplam as carreiras e seus subsídios. Trabalhamos incessantemente para que o servidor tenha celeridade na busca por informações”, disse Edina Barbosa, emocionada.
O V Concurso de Ações Inovadoras faz parte do calendário comemorativo do Governo do Estado, em alusão ao do Mês do Servidor Público, desde que foi instituído o Programa de Valorização do Servidor Público de Alagoas, em 2008