Geral

Sesau realiza monitoramento sobre Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil

19/11/2014
Sesau realiza monitoramento sobre Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil

Oficina reuniu tutores já capacitados para troca de experiência e discussão das dificuldades na elaboração da Estratégia (Foto: Olival Santos)

Oficina reuniu tutores já capacitados para troca de experiência e discussão das dificuldades na elaboração da Estratégia (Foto: Olival Santos)

   Técnicos da Atenção Básica de 43 municípios alagoanos participaram nesta quarta-feira (19), no auditório da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), no Poço, do II Encontro de Monitoramento de Implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, que estabelece entre outras ações – de acordo com o Ministério da Saúde (MS) – os dez passos da alimentação saudável para menores de dois anos de vida.
De acordo com Maria Amália Alencar, gerente do Núcleo de Nutrição da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Estratégia foi lançada em 2013 pelo MS e, desde então, todos os Estados começaram a implantá-la.  Segundo ela, foram selecionados os municípios com maior número de mortalidade infantil e com maior prevalência de desnutrição, de acordo com o Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional (Sisvan).
“Nossa meta é atingir os 102 municípios e no planejamento de 2015 temos agendadas mais 30 oficinas. Nesta segunda oficina de monitoramento reunimos os tutores já capacitados para uma troca de experiência, onde eles possam pontuar o que conseguiram, bem como os avanços e dificuldades encontradas na elaboração da Estratégia”, salientou Maria Amália, informando que em 2014 foram realizadas cinco oficinas nos 43 municípios com a participação de 112 profissionais da Atenção Básica.
Dos 43 municípios inseridos nesta primeira fase do projeto, o de Cajueiro foi o que mais avançou na discussão da Estratégia, uma vez que está adiantado na realização das oficinas de trabalho nos postos de Atenção Básica. “Durante as oficinas, a unidade de saúde vai elaborar o plano de ação. A ideia é contribuir para a formação de hábitos alimentares saudáveis, já que eles são formados nos primeiros dois anos de vida”, reforçou Maria Amália.
De acordo com a gerente, cabe ao Estado monitorar a implantação deste plano de ação nos municípios e a coordenação desta Estratégia em Alagoas é compartilhada com a Gerência da Saúde da Criança da Sesau.
A enfermeira e tutora de Cajueiro, Maria Danúbia Rocha, da unidade de saúde que atende a população da Associação dos Romeiros, diz que o município não mede esforços para implantar a Estratégia. Ela conta que tem focado a atenção nas puérperas (mulheres que acabaram de dar a luz) que precisam de um profissional da saúde mais perto delas.
“Elaborei um protocolo diferente do preconizados pelo MS, que estabelece apenas uma visita dos profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) até sete dias após a mulher ter parido. Vi que as puérperas, atendidas na unidade, precisavam de mais visitas de médicos, odontólogos, enfermeiros, nutricionista e assistente social e acrescentei mais duas: no primeiro dia após o parto, no 15º e no 30º dia”, explicou Danúbia,
A enfermeira reforça que a equipe em que trabalha está atendendo 680 famílias, 39 gestantes e 12 puérperas. Danúbia salientou que sua equipe tem duas primigestas (mulheres na primeira gravidez) doando leite materno para o Hospital Universitário. Empolgada com as conquistas, a enfermeira conta que o trabalho de sensibilização tem sido válido, já que enfrentou barreiras até concretizar este projeto. “Os obstáculos incluíram o armazenamento e transporte do leite, mas elas – uma de 14 anos e outra de 20 – compreenderam que não deveriam desperdiçar o leite e estão dispostas a salvar vidas”, disse a enfermeira.
Os municípios que estão implantando a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil são Anadia, Água Branca, Arapiraca, Batalha, Barra de Santo Antônio, Canapi, Carneiros, Cajueiro, Campo Alegre, Campo Grande, Colônia de Leopoldina, Craíbas, Feira Grande, Feliz Deserto, Girau do Ponciano, Inhapi, Igreja Nova, Joaquim Gomes, Maceió, Mata Grande e Maragogi.
A Estratégia também está sendo implantada nos municípios de Maravilha, Marechal Deodoro, Maribondo, Major Isidoro, Olho D Água das Flores, Olivença, Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios, Pariconha, Piranhas, Porto Real do Colégio, Porto de Pedras, Quebrangulo, Rio Largo, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Senador Rui Palmeira, Traipu e Teotônio Vilela.