Geral

Programa Envelhecimento Ativo será apresentado no Conselho do Idoso na 6ª

11/11/2014
Programa Envelhecimento Ativo será apresentado no Conselho do Idoso na 6ª

Ação governamental será apresentada nesta sexta-feira e tem foco nos cuidados com os idosos em vários aspectos do convívio social (Foto: Carla Cleto)

Ação governamental será apresentada nesta sexta-feira e tem foco nos cuidados com os idosos em vários aspectos do convívio social (Foto: Carla Cleto)

  Alagoas conhecerá nesta sexta-feira (11) a ação governamental “Compromisso Nacional de Envelhecimento Ativo” que será apresentada ao Conselho Estadual do Idoso, a partir das 13h, no auditório da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, em Maceió. Além de palestras, haverá apresentação de grupos de idosos, inclusive de idosos indígenas que irão fazer uma apresentação do Toré.
O programa para a ampliação no cuidado com os idosos é uma iniciativa do governo federal e reúne ações de 17 ministérios e gestões estaduais e municipais para a evolução na assistência e garantia dos direitos dos idosos.
De acordo com a gerente estadual do Núcleo de Saúde do Idoso, Elisabeth Toledo, a iniciativa deve ampliar o cuidado com os idosos que representam uma parcela significativa da população e protagonista direta no desenvolvimento social e econômico do País.
“O programa representa mais uma oportunidade para a avaliação de toda a rede de assistência à pessoa idosa e apresenta-se como uma ferramenta para garantia de inclusão e de direitos”, ressaltou a gerente.
A gestora ressaltou, ainda, que o número de idosos no Brasil tem crescido nos últimos anos e exige uma maior conscientização sobre a prevenção e cuidado com a saúde dos idosos.
“A prática de exercícios físicos e a adoção de uma alimentação saudável é essencial para a boa saúde e qualidade de vida desta parcela da população”, explicou.
Elizabeth lembrou que a prática de exercícios aumenta o condicionamento físico facilitando a realização de tarefas diárias como tarefas domésticas e lazer. Outra medida importante para diminuir os riscos à saúde do idoso é o cuidado com acidentes domésticos. A gerente ressaltou que a adoção de medidas como piso antiderrapante e corrimões em escadas podem diminuir os índices de acidentes em casa.