Geral

Polícia Civil e Militar de Alagoas terá treinamento com estandes virtuais de tiro

11/11/2014
Polícia Civil e Militar de Alagoas terá treinamento com estandes virtuais de tiro

Segundo o coordenador Setorial de Informatização e Segurança da Secretaria de Estado da Defesa Social, Renato Prado, o treinamento concede melhor abordagem com cenários da realidade local

Segundo o coordenador Setorial de Informatização e Segurança da Secretaria de Estado da Defesa Social, Renato Prado, o treinamento concede melhor abordagem com cenários da realidade local

  O treinamento de policiais civis e militares contará com a implantação de um simulador virtual de tiros até o final de dezembro. A medida permite a ampliação da preparação dos profissionais da segurança pública de Alagoas ao mesmo tempo em que diminui o alto custo direcionado ao atual formato do treino. O início da instalação dos equipamentos deve acontecer ainda neste mês.
Realizado com armamento real, carabinas e pistolas, a estande virtual de tiro permite que o policial desenvolva o controle sobre a arma, além da capacidade de decisão, percepção e agilidade no processo de abordagem com cenários da realidade local.
Ao contrário do que ocorre atualmente, não será necessário o uso de munições, cavaletes e equipamento de segurança, o que garantirá a redução dos gastos com o treinamento. Apesar disso, a sensação real do disparo será assegurada por um compressor de ar, que provoca o recuo ao atirar, e um laser capaz de apontar a precisão do tiro.
Segundo o coordenador Setorial de Informatização e Segurança da Secretaria de Estado da Defesa Social, Renato Prado, serão instalados dois simuladores nas Academias da Polícia Civil e Polícia Militar. Cada estande virtual será composta por três telas, em uma dimensão de 180º.
“Os policiais em treinamento poderão percorrer cenários reais do trabalho policial por meio da estande virtual, o que permite desenvolver planejamentos estratégicos e operacionais e obter integração entre as corporações”, destacou.
O projeto de implantação inclui ainda a habilitação de profissionais da segurança pública para a filmagem de locais com alto índice de violência, frequentemente alvo das ações policiais, e incorporação das imagens como cenários virtuais do simulador.
“A estande virtual já vem com alguns cenários incorporados, mas para que o treinamento seja mais eficiente é necessário que trabalhemos com a realidade local. Os cenários serão construídos com base em filmagens realizadas por celulares”, explicou.
A ação do Governo do Estado será realizada com recursos na ordem de R$ 1,430 milhão, provenientes do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinvest) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid).