Geral

Palmeirense participa de uma das mais importantes festas literárias do Brasil

24/11/2014
Palmeirense participa de uma das mais importantes festas literárias do Brasil
Cosme Rogério junto com o   renomado  cantor alagoano Djavan

Cosme Rogério junto com o renomado cantor alagoano Djavan

O palmeirense Cosme Rogério participou  da V FLIMAR- Festa Literária de Marechal Deodoro, realizada durante os dias  12 a 15 de novembro. Segundo Rogério, ele foi a primeira vez ao evento em 2013, mas com o objetivo específico de assistir uma palestra proferida por Ricardo Ramos Filho, que é neto do escritor Graciliano Ramos, por ser ele o orientador de alguns aspectos de sua dissertação. No entanto, a oportunidade serviu ainda para um encontro com amigos de Rogério como, por exemplo Mário Vieira de Melo que é um poeta Baiano nascido em Dois Riachos, mas que viveu durante muitos anos em Palmeira dos Índios, e assim recebeu um convite para um Sarau e as pessoas gostaram da sua apresentação e fizeram o convite para que ele participasse da festa este ano tendo seu nome na programação oficial do evento.

“Eu a primeira vez só para ouvir uma palestra e acabei sendo convidado para o evento. Me ofereceram alojamento e após a minha participação em 2013 eu recebi o convite para o evento este ano. Acredito que o grande nome da Flimar é o Carlito Lima que é o secretário de Cultura de Marechal Deodoro, que também é o curador da festa que hoje compõe o circuito nacional de festas literárias, sendo tão importante hoje para o Brasil quanto FLIP que acontece em Parati-RJ; e a FlAP do Amapá e a Fliporto de Porte de Galinhas. Sendo, praticamente o mesmo circuito”, explica Cosme Rogério.

 Segundo Cosme, a festa abrange diversos aspectos e formas de expressões artísticas em torno da literatura. Faz parte da dinâmica da festa ter sempre um homenageado, em 2013 foi Graciliano Ramos, este ano foi a vez do cantor Djavan. Todos os eventos que acontecem na festa, as palestras, as mesas redondas, serestas, além dos eventos infantis (Flimarzinho) – considerado por Cosme um dos pontos mais emocionantes da festa, que reuniu este ano cerca de 18 mil crianças que chegaram ao evento de barco de Santa Luzia do Norte.

“Eu fiz uma palestra com o Sarau em Marechal Deodoro Sarus Literários e a construção da identidade Cultural, falando do fenômeno dos saraus que estão acontecendo no Brasil inteiro e que tem essa característica de ser um espaço para a construção da identidade cultural, pois os lugares onde o marasmo cultural reinava, hoje estão promovendo uma expressão cultural. Esses eventos têm um público garantido, que são os próprios amigos que estão lá também para se apresentar”, disse Cosme.

O encontro com Djavan

Durante a festa Cosme teve a oportunidade de estar com o renomado cantor alagoano Djvan e falou sobre a emoção afirmando que “Tínhamos a certeza que estaríamos com ele porque havia na programação a entrevista com Djavan ao vivo. O auditório estava lotado e as pessoas gritando o nome dele. Eu confesso que já tive a oportunidade de estar com vários artistas que gosto, e passei até a fazer parte do círculo de amizades deles como, por exemplo, Silvério Pessoa, que ajudou a modificar os rumos da minha vida, no que eu pretendia fazer e hoje faço. Mas, Djavan foi o primeiro artista que me fez tremer e chorar com a presença de tão forte que é a áurea dele”, relatou.