Artigos

O Vice-Governador

01/11/2014
O Vice-Governador

    Com a  vitória do jovem deputado federal Renan Filho (PMDB) no primeiro turno,  vislumbram-se as mudanças prometidas na campanha ao governo estadual. E, por conseguinte, serão implementadas a curto/médio/longo prazos. Aliás, serão imprescindíveis para tirar o estado do subdesenvolvimento anacrônico.
Evidentemente, para que aconteça contará com o apoio do governo federal, bem como da ajuda do preclaro genitor do futuro governador, Renan Calheiros, presidente do Senado Federal, que, por sua vez,  canalizará recursos a esta unidade federativa vilipendiada pelo governo atual.
Destaco, portanto, a participação do vice-governador Dr. Luciano Barbosa, no âmbito de suas funções institucionais a serviço do governo como um todo. Dar-se-á o somatório de esforços visando a equalização dos problemas  relacionados à Segurança Pública, Educação, Saúde e, principalmente, na instalação de indústrias novas para gerar emprego/renda sustentáveis.
Na qualidade de então ministro da Integração Nacional, possui visão macroeconômica da problemática que se encontra arraigada por falta de políticas públicas nas gestões pretéritas. Caberá implementar metas com o propósito de sanar as deficiências conjunturais/estruturais.
Afora isso, como então prefeito de Arapiraca por dois governos consecutivos, o vice-governador abriu avenidas, valorizou o funcionário público, edificou estradas vicinais, escolas, postos de saúde, dotando-a de patamar desenvolvimentista capaz de torná-la cidade polo que irradia progresso à outras cidades circunvizinhas.
No ano passado, na Faculdade CESMAC do Sertão proferiu palestra sobre o papel de administrador no mundo globalizado. E, portanto, usou de sua abalizada experiência a fim de mostrar os caminhos que levarão os gestores ao sucesso.
Aberto o debate à plateia composta de docentes/discentes, indaguei-o por que iria sair candidato à Câmara Federal e/não ao governo?  Ele respondera: “ Laurentino, caso seja indicado, não desapontarei os alagoanos.”
Vaticinei seu futuro político pela metade, e,  por extensão, vejo-o eleito  vice-governador para ajudar ao titular no âmbito de suas atividades governamentais. E, por isso, acredito na sua capacidade administrativa dando êfase a gestão pública.
Governar é, antes de tudo, planejar o futuro com o apoio de técnicos comprometidos com o bem-estar da população. E, nesse sentido,  Renan Filho contará com a preesença do presidente do Conselho Regional de Economia (CORECON/AL), Marcos Calheiros, líder inconteste da categoria dos economistas.
Nesse sentido, deve-se pensar em restaurar o estado e, ao mesmo tempo, dotá-lo de infraestrutura condicionada à modernidade que o mundo globalizado exige. E, nessa misão, os discípulos de Keynes estão aptos a enfrentar os gargalhos que entravam o desenvolvimento econômico.
Doutor Luciano Barbosa terá papel importante nessas mudanças que irão acontecer. Primeiro, pelo profícuo trabalho edificado ao longo de sua bem-sucedida trajetória política. Depois,  ao lado do economista Renan Filho, ex-prefeito de Murici, serão artífices da nova Alagoas que irá surgir ao longo de quatro anos.
Por fim, dir-se-ia “ O fácil está feito, o difícil far-se-á.” Com boa vontade política contemplando o bem comum. Afinal, cabe aos gestares criarem um novo horizonte a fim de ensejar a esperança por uma Alagoas mais justa,/fraterna / progressista para todos.
Parafraseando Dom Helder Câmara: “Quando sonhamos sozinho é somente um sonho. Quando sonhamos coletivamente é o começo de uma nova realidade”. Que deverá chegar tangida pelos ventos da prosperidade. Organização: Francis Lawrence.