Geral

Museu da Abolição, no Recife, inaugura Ludoteca com brinquedos de origem africana

24/11/2014
Museu da Abolição, no Recife, inaugura Ludoteca com brinquedos de origem africana

(Foto de Juliano da Hora)

(Foto de Juliano da Hora)

   No Mês da Consciência Negra, o Museu da Abolição, vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e localizado no Recife (PE), inaugurará uma Ludoteca, com brinquedos de origem africana no próximo sábado (22/11), e a visitação, gratuita. A Ludoteca já estará aberta ao público a partir da próxima segunda-feira (24/11).
Com recursos do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), o projeto é pioneiro em museus pernambucanos e oferecerá à população um ambiente de práticas lúdicas e educativas, onde serão tratadas várias questões relacionadas à cultura afro-brasileira.
“A necessidade de abrir uma ludoteca surgiu da dificuldade de falar sobre alguns temas específicos do museu para as crianças, como escravidão, racismo e preconceito”, explica Fabiana Sales, técnica em assuntos educacionais do museu. “Ao trazer jogos e brincadeiras, falaríamos na linguagem dos pequenos”, completa.
O espaço deverá atrair e integrar todos os públicos, e a preocupação com a acessibilidade facilitará a visita ao museu de pessoas com deficiência.

    Mais opções

Além da inauguração da Ludoteca, o muse oferece, ao longo do mês, uma programação diversificada, elaborada em conjunto com a Prefeitura da Cidade do Recife e o Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santo Antão (PE) .
A proposta da série de eventos do Museu da Abolição é promover reflexões e debates sobre a condição social do negro no Brasil e as contribuições dos afrodescendentes na construção da sociedade e cultura brasileiras.
A programação, que teve início no dia 4 e seguirá até 30 de novembro, inclui exposições, rodas de diálogo, palestras, seminário, oficinas sobre temáticas afro, mostra sobre culinária de terreiro e visita guiada ao circuito histórico do Recife relacionado ao legado africano, entre outras atividades.