Geral

Marechal Deodoro sedia o governo do estado pelo sétimo ano consecutivo

17/11/2014
Marechal Deodoro sedia o governo do estado pelo sétimo ano consecutivo

 governador em exercício, desembargador José Carlos Malta Marques, assinando a transferência da sede do governo estadual para a primeira capital alagoana

governador em exercício, desembargador José Carlos Malta Marques, assinando a transferência da sede do governo estadual para a primeira capital alagoana

  O Palácio Provincial da histórica cidade de Marechal Deodoro, onde funciona a prefeitura municipal, sediou, pelo sétimo ano consecutivo, as atividades do poder executivo estadual. Durante a manhã de sábado (15), o governador em exercício, desembargador José Carlos Malta Marques, participou das comemorações alusivas aos 125 da proclamação da República Federativa do Brasil ao lado do prefeito Cristiano Matheus, secretários estaduais e municipais, entre outras autoridades.
Em seu discurso, o governador em exercício ratificou a honra de governar seu estado e a importância histórica de conceder o devido valor para Marechal Deodoro e garantiu, que durante sua permanência no cargo, irá manter as determinações estabelecidas pelo governador Teotonio Vilela. “Estou duplamente orgulhoso por estar aqui, na terra de Deodoro, transferindo a sede do governo e, como alagoano, por estar no exercício do governo do Estado. E vou cumprir todas as diretrizes já traçadas pelo governador Teotonio Vilela”, afirmou.
A transferência da sede do governo estadual para a primeira capital alagoana, nesta data, é uma alusão honrosa à cidade berço do proclamador da República, Marechal Deodoro da Fonseca, nascido em 1827, na então chamada Vila Madalena. Um decreto de lei sancionado pelo governador Teotonio Vilela imortalizou a tradição que homenageia o ilustre alagoano e sua terra natal.
O prefeito Cristiano Matheus destacou a importância da data em que se homenageia o proclamador da República e também quando o nosso país deixou a condição de império para se tornar um lugar mais justo e com mais oportunidade aos brasileiros. “Se hoje somos parte de uma grande nação como Federação, deveremos sempre lembrar que a República nasceu aqui, neste chão”, disse o prefeito, lembrando também a parceria entre município e Estado para o desenvolvimento da cidade, ao incentivar projetos culturais, como a
Feira Literária de Marechal Deodoro (Flimar). A edição deste ano homenageou o cantor alagoano Djavan.
Em Marechal Deodoro, o governador foi recepcionado pela Banda da Policia Militar, participou do hasteamento da bandeira e da colocação de coroa de flores no busto de Marechal Deodoro. Na sequência, foi iniciada a solenidade de instalação do governo estadual para o município. O desembargador Jose Carlos Malta Marques visitou também a casa do proclamador da República – onde atualmente funciona como museu municipal -, e assistiu a declamações de poesias, para só então visitar os estandes da Flimar.

    Despachos – O governador em exercício também despachou processos administrativos ao lado do secretário de Estado do Gabinete Civil, Álvaro Machado, e assinou os decretos de concessão de incentivo para instalação de indústria de argamassa no Polo José Aprígio Vilela; de alteração do regulamento do ICMS; a cessão de pessoal no âmbito do poder executivo, nomeações de candidatos por ordem judicial concurso público da saúde (Uncisal); promoção por tempo de serviço de militar; aposentadoria de servidor público; retificações de atos de aposentadoria; ato de reserva remunerada; reforma de militar; aposentadorias por invalidez e compulsória e exonerações.