Geral

IZP lamenta falecimento de Aldemar Paiva, um dos fundadores da Difusora

05/11/2014
IZP lamenta falecimento de Aldemar Paiva, um dos fundadores da Difusora

Aldemar Paiva durante homenagem que recebeu do IZP em Maceió (Foto: Ascom IZP)

Aldemar Paiva durante homenagem que recebeu do IZP em Maceió (Foto: Ascom IZP)

O Instituto Zumbi dos Palmares lamenta o falecimento de Aldemar Paiva, um dos fundadores da Rádio Difusora de Alagoas. O radialista nasceu em Maceió em 20 de julho de 1925. Era poeta, cordelista, radialista, jornalista, compositor, produtor artístico e publicitário.
Aldemar Paiva atuou na Difusora entre 1948 e 1951, quando se transferiu e fixou residência em Recife, passando a atuar por anos a fio no radialismo pernambucano. O radialista faleceu nessa terça-feira, aos 89 anos, na capital pernambucana.
Durante as comemorações dos 60 anos de fundação da Rádio Difusora, em setembro de 2008, Aldemar Paiva voltou a Alagoas para ser homenageado por sua contribuição à comunicação radiofônica no estado. Na ocasião, visivelmente emocionado, relembrou os primeiros anos da emissora que iniciou a história da radiodifusão alagoana. O radialista estava internado no Hospital Jayme da Fonte, nas Graças, Zona Norte da capital, falecendo vítima de insuficiência cardíaca.
Paiva foi produtor e apresentador durante 25 anos do programa “Pernambuco, você é meu”, líder de audiência nacional. Além de radialista, também atuou como jornalista, poeta, humorista, ator e compositor. Ele foi também autor de diversos livros, entre eles a Chegada de Nelson Ferreira no Céu, Monólogos e Outros Poemas, O Causo Eu Conto e Encontro de Capiba com Nelson Ferreira. Ele deixa três filhos.
O sepultamento ocorreu nesta quarta-feira (5), ao meio-dia, no Cemitério Morada da Paz, em Recife.