Geral

IMA aponta 34 pontos próprios para banho em praias do Estado de Alagoas

17/11/2014
IMA aponta 34 pontos próprios para banho em praias do Estado de Alagoas

Mais de 60 trechos do litoral alagoano tiveram amostras de água coletadas (Foto: Ailton Cruz)

Mais de 60 trechos do litoral alagoano tiveram amostras de água coletadas (Foto: Ailton Cruz)

  O relatório divulgado essa semana pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) sobre as condições das praias em Alagoas aponta 26 locais considerados impróprios e 34 que são indicados como próprios para banho. O documento é resultado das análises realizadas em amostras coletadas em 60 diferentes trechos, com base no que determina a resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).
Dos 18 trechos localizados no litoral sul, entre as praias do Pontal do Peba e do Saco, três estão impróprias para banho. Em Maceió foram verificados 20 pontos, entre o Pontal da Barra e a praia de Ipioca, com 14 trechos considerados impróprios. No litoral norte, entre a Paripueira e Maragogi, foram verificados 22 pontos e nove não estão indicados aos banhistas.
A classificação quanto à balneabilidade é definida a partir dos índices de Número Mais Provável (NMP) de Coliformes Termotolerantes (fecais) por 100ml de água, em um conjunto de cinco semanas. As amostras foram coletadas entre os dias 10 e 11, quando houve registro de chuvas.
A divulgação dos locai s é feita através da disponibilização do relatório no site do IMA, em PDF e através do Google Earth. O IMA não exige mais a aplicação de placas de sinalização nas praias identificadas como impróprias, porque elas eram constantemente depredadas ou arrancadas por pessoas insatisfeitas com os resultados apresentados