Geral

Governo entrega kits de modernização de bibliotecas públicas

25/11/2014
Governo entrega kits de modernização de bibliotecas públicas

Governador Teotonio Vilela e secretário Osvaldo Viégas fazem a entrega simbólica dos kits as prefeitas Renata Moraes e Lucila Toledo (Foto: Neno Canuto)

Governador Teotonio Vilela e secretário Osvaldo Viégas fazem a entrega simbólica dos kits as prefeitas Renata Moraes e Lucila Toledo (Foto: Neno Canuto)

  O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, realizou na manhã desta segunda-feira (24) a entrega de kits de modernização para Bibliotecas Públicas de 30 municípios alagoanos.
Os kits, compostos por duas mesas circulares com quatro cadeiras, dois circuladores de ar, um mural informativo e 500 livros, foram adquiridos por meio do Programa de Modernização de Bibliotecas Públicas, convênio firmado entre a Fundação Biblioteca Nacional e a Secult. Parte do acervo também foi doada pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, por meio da Lei Rouanet e Cepal.
A solenidade ocorreu no Centro Cultural Linda Mascarenhas, no Farol, e contou com a presença do governador Teotonio Vilela e do secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, da prefeita de Cajueiro, Lucila Toledo, que representou os prefeitos, e do diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Moisés Aguiar.
Durante a entrega simbólica dos kits o secretário Osvaldo Viégas destacou a parceria com a Fundação Biblioteca Nacional, que através de convênio celebrado com o Estado tornou possível a renovação de acervo e de mobiliário para as bibliotecas de Alagoas.
Ainda em sua fala, Viégas enfatizou que Alagoas é um dos Estados do Brasil que tem uma das melhores coberturas de Bibliotecas Públicas, atendendo a cerca de 90% dos municípios. “A aquisição desses kits de modernização é importante para que os municípios fortaleçam o incentivo ao livro e a leitura”, destacou.
Em sua fala o governador Teotonio Vilela destacou a importância de entrega de acervo bibliográfico para cada município contemplado. “É uma satisfação realizar a entrega desses livros, pois livro significa tudo nas vidas das pessoas e é através dele que descobrimos outros universos e novas perspectivas.”, afirmou. Vilela ressaltou, ainda, a reabertura da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, que acontece nesta terça-feira, (25). O equipamento público foi totalmente restaurado e modernizado para acesso da população.
A prefeita de Branquinha, Renata Moraes, fez um agradecimento ao Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) pela iniciativa da doação dos kits. “Agradeço ao Governo e a Secult pela iniciativa que irá ajudar a desenvolver a cultura e a educação nos municípios, buscando com um trabalho em conjunto com os gestores municipais trazer mais desenvolvimento”, afirmou.