Geral

Formação prepara novos conselheiros escolares do Baixo São Francisco

12/11/2014
Formação prepara novos conselheiros escolares do Baixo São Francisco
Conselheiros passarão por formação para atuar no fortalecimento da gestão escolar nas áreas administrativa, financeira e pedagógica Foto: Ascom SEE

Conselheiros passarão por formação para atuar no fortalecimento da gestão escolar nas áreas administrativa, financeira e pedagógica Foto: Ascom SEE

   Cerca de 300 conselheiros escolares eleitos para o biênio 2014/2016 para representarem as escolas da 9ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) – que abrange Penedo e municípios vizinhos – passarão por formação para atuar no fortalecimento da gestão escolar nas áreas administrativa, financeira e pedagógica.
A formação será realizada em cada um dos sete municípios onde o conselho tem representatividade. As primeiras turmas, atendendo o município de Penedo, foram formadas na semana passada. Nesta terça-feira (11), foi a vez dos conselheiros de Piaçabuçu receberem a formação, seguidos dos de Feliz Deserto, Igreja Nova, Porto Real do Colégio, São Brás e Olho D’Água Grande.
De acordo com a coordenadora regional, Cleide Cerqueira, a logística foi distribuída por municípios para facilitar o acesso e ampliar o número de conselheiros formados, justificado pelo crescente interesse e a consciência deles nos quatro segmentos: estudante, pai, professor e profissional administrativo.
“Percebemos uma melhora considerável na atuação dos conselheiros escolares na região, com pelo menos 90% participando ativamente das discussões e auxiliando na implementação de melhorias na escola. Temos recebido muitos deles, além de sermos convidados a participar de reuniões nas escolas. Percebemos uma atuação mais consciente”, declara.
Representatividade – Para a professora e conselheira Lúcia Santos Rodrigues, de Penedo, a principal motivação é ajudar na gestão escolar, para o alcance das metas e melhoria dos índices educacionais, destacando como ponto a ser conquistado o reconhecimento da comunidade escolar.
“Acredito que podemos construir uma escola pública melhor e quero ajudar enquanto professora e conselheira. Para termos os melhores resultados, é preciso que toda a comunidade escolar seja parceira do conselho, que é o órgão que os representa, atuando em prol de todos”, destaca. O encerramento das formações dos conselheiros escolares da 9ª CRE está previsto para o dia 04 de dezembro.