Geral

Feira apresenta projetos inovadores idealizados por estudantes

12/11/2014
Feira apresenta projetos inovadores idealizados por estudantes

  ebep_feira (2)  Os estudantes da Escola Sesi/Senai Ebep Carlos Guido Ferrario Lobo estão demonstrando toda a criatividade e a capacidade de inovar durante a terceira edição da Feira de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, que acontece nesta quarta-feira (12), das 8h às 17h, no Espaço Multieventos do Sesi, no Trapiche da Barra.
Para elaborar as ideias que estão em exposição, os alunos visitaram empresas, identificaram problemas e, em sala de aula, desenvolveram soluções. Na feira, há projetos que já contam com a aprovação das próprias empresas visitadas, que demonstraram interesse em adotá-los.
É o caso do “Genesis”, aplicativo criado com o objetivo de facilitar a comunicação interna nas empresas e instituições. Depois de instalado, ele oferece recursos como o envio de informações estratégicas, que podem ser direcionadas para um colaborador ou para um grupo. Quem não possui sistema Android, recebe por mensagem de texto.
Outra equipe identificou a dificuldade que os setores de recursos humanos e serviço social das empresas possuem na hora de lidar com os dados relativos a acidentes e ocorrências de saúde que exigem o afastamento do trabalhador.
A turma criou, então, o Sosi, sigla para Sistema de Ocorrências de Saúde na Indústria, uma ferramenta online que permite, mediante cadastro prévio, catalogar o histórico de ocorrências na empresa. A partir dos gráficos, é possível desenvolver políticas preventivas mais eficazes.
Outra inovação apresentada pelos alunos da Escola Ebep de Maceió é voltada para a sustentabilidade. Trata-se do Ecolseg, um capacete feito a partir de garrafas pet que, de acordo com a turma, pode ser reciclado várias vezes, sem perder a durabilidade e a resistência.
“Os estudantes tiveram ideias que, se colocadas em prática, ganharão o mundo empresarial. O fato de termos aqui a participação de alunos de outras unidades da Rede Sesi é uma prova da continuidade do trabalho de base, que vem desde as séries iniciais. Parabéns a esta garotada que demonstra muita segurança e conhecimento”, afirmou a gerente executiva de Educação do Sesi Alagoas, Betânia Toledo.
“Aqui, eles põem em prática o que aprendem no curso técnico, que é feito paralelamente ao ensino médio. Cada projeto é desenvolvido de acordo com o curso que eles fazem e visam a dar solução para algum problema da indústria”, destacou a diretora da unidade, Jane Ramos.
As crianças da Escola Sesi de Educação Básica industrial Aloísio Bezerra (Trapiche) visitaram a feira. “Eles fizeram comparação com as atividades que já desenvolvemos com eles. Estão amando”, disse a diretora Joelma Sirqueira. Turmas da Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes (Cambona) também participaram do evento, que contou ainda com a apresentação de projetos de startups.