Geral

Estudantes da rede estadual homenageiam Vinícius de Moraes em Café Literário

11/11/2014
Estudantes da rede estadual homenageiam Vinícius de Moraes em Café Literário

Café Literário promove incentivo à leitura entre os estudantes (foto: Valdir Rocha)

Café Literário promove incentivo à leitura entre os estudantes (foto: Valdir Rocha)

  Cento e cinquenta estudantes de 33 escolas da rede pública estadual ligadas à 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) farão uma homenagem ao poeta Vinícius de Moraes, durante o VI Café Literário. A iniciativa da 14ª CRE em parceria com o Sesc Alagoas, será realizada nesta quarta-feira (12), a partir das 14h, no Teatro Jofre Soares, no Sesc Centro, e tem como objetivo estimular a leitura entre os alunos da rede pública estadual.
Na ocasião, alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental farão apresentações inspiradas na obra “A Arca de Noé”, lançada no início dos anos 70. “Em 2013, comemoramos o centenário do nascimento de Vinícius e resolvemos homenageá-lo por meio da Arca de Noé, uma obra conhecida pela sua musicalidade e por ser a porta de entrada para a literatura para muitas crianças, sendo, por isso, muito trabalhada nas escolas”, explica Damiana Melo, organizadora do evento e técnica da Unidade de Apoio Pedagógico da 14ª CRE.
Lançada em 1970, “ A Arca de Noé” consiste em 32 poemas, a maioria sobre bichos e que também renderam dois discos voltados para o público infantil. Escrita para os filhos do poeta, Suzana e Pedro de Moraes, a obra é uma das mais populares de Vinícius, marcando gerações de crianças em todo o Brasil. No âmbito musical, também representa uma de suas primeiras colaborações com o parceiro Toquinho.