Geral

Estudantes alagoanos ficam em segundo lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica

03/11/2014
Estudantes alagoanos ficam em segundo lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica

overnador Teotonio Vilela ao receber os quatro estudantes alagoanos que ficaram em segundo lugar na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica, que aconteceu em São Paulo.(Fotos: Neno Canuto)

Governador Teotonio Vilela ao receber os quatro estudantes alagoanos que ficaram em segundo lugar na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica, que aconteceu em São Paulo.(Fotos: Neno Canuto)

   O governador Teotônio Vilela recebeu, nesta sexta (31), os quatro estudantes alagoanos que ficaram em segundo lugar na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica, que aconteceu em São Paulo. Alunos do oitavo ano do colégio Contato, instituição que se destaca há três anos na competição, o grupo se manteve em primeiro lugar entre as 40 equipes participantes durante toda a primeira fase e deve apresentar o trabalho desenvolvido na China em maio de 2015.
Tiago Beltrão, Rafael Malta, Victor Fernandes e Eduardo Seabra programaram e montaram um carro robô capaz de desenvolver atividades e superar obstáculos em um desafio de etapas pré definidas pela Olimpíada. Os alunos, que já despertavam interesse pela área, contaram com a orientação da professora da matéria extracurricular de Iniciação à Robótica Michelle Mello, ofertada pelo colégio.
“Meus alunos me surpreenderam em todas as fases da competição. Desenvolveram tudo sozinhos, com a ajuda dos conteúdos de matemática e raciocínio lógico visto nas aulas. Acho que o diferencial, no entanto, foi a união e o trabalho em equipe”, disse a professora.
Segundo o governador, que entregou medalhas aos estudantes, o resultado da Olimpíada mostra o avanço do estado na área de tecnologia e computação.
“O Governo do Estado tem procurado incentivar e estimular os estudantes a desenvolver as habilidades na área. Exemplo disso são projetos como o Polo de Tecnologia e os eventos ligados ao setor realizados em Alagoas. Esses alunos são exemplos para muitos outros, de escolas privadas e públicas”, destacou.
Para o estudante Tiago Beltrão, que participou da programação do robô, “foi uma grande experiência. Estou feliz de termos alcançado uma posição tão boa. Desde pequeno me interesso pelo tema e aprendo muita coisa na internet”.
Também participaram do encontro o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti), Eduardo Setton, e a secretária de Estado da Educação e do Esporte, Stella Albuquerque.