Geral

Conselheiros da 7ª CRE são empossados em União dos Palmares

03/11/2014
Conselheiros da 7ª CRE são empossados em União dos Palmares

Conselheira assina termo de posse na 7ª Coordenadoria

Conselheira assina termo de posse na 7ª Coordenadoria

  A Secretaria da Educação e do Esporte (SEE), por intermédio da 7ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), deu posse a mais 224 novos conselheiros escolares, em evento realizado no auditório da sede da CRE, em União dos Palmares, com a presença de gestores, coordenadores, professores, funcionários e pais, representando os quatro segmentos da comunidade escolar.
Como explica Rosário Sarmento, coordenadora da 7ª CRE, os novos conselheiros têm a missão de estabelecer parceria, fiscalizar e contribuir na gestão escolar dos municípios de União dos Palmares, Colônia Leopoldina, São José da Laje, Branquinha, Murici, Ibateguara e Santana do Mundaú. “A posse dos conselheiros é o primeiro momento de formação, e os membros de cada segmento têm uma grande responsabilidade com a gestão democrática das unidades de ensino”, afirmou.
Segundo Rosário, cada conselheiro escolar em seu município terá como meta, a partir de agora, fazer valer a gestão democrática com tomada de decisões, participando efetivamente da administração e do processo pedagógico, além de acompanhar a aplicação dos recursos financeiros.

Gestão democrática

José Petrúcio Sobreira, assistente administrativo da Escola Estadual Aristeu de Andrade, em Colônia Leopoldina, assume pela segunda vez como conselheiro escolar. Ele afirma que o papel de cada um dentro da gestão escolar é de grande importância para o desenvolvimento da escola. “Meu compromisso é de colaborar ainda mais com a gestão e espero contribuir para uma escola de qualidade”, assegura.
Para Arthur Ferreira, técnico da 7ª CRE, a posse dos conselheiros representa um momento muito importante para a gestão democrática, já que o Conselho vai trabalhar de forma integrada com os diretores das escolas da rede estadual. “Essa integração tem um grande significado, de modo a exigir, cobrar e ser vigilante em todas as instâncias da escola na administração e no acompanhamento pedagógico”, reconhece.
Edvalda Diniz, diretora da Escola Estadual Padre Teófanes, em São José da Laje, a composição do Conselho Escolar só trará apoio e benefícios para a gestão democrática. Segundo ela, além de sugestões os novos conselheiros vão fortalecer ainda mais o processo administrativo, pedagógico e financeiro da instituição.
“Em nossas reuniões mensais vamos decidir, de forma colegiada, sobre compras, cardápio e como priorizar os recursos do PDDE”, garante Edvalda. Segundo ela, na próxima reunião estará em pauta a avaliação de 2014 e a definição de metas para o ano letivo de 2015.