Geral

Combate à praga helicoverpa ganha nova estratégia em Alagoas

17/11/2014
Combate à praga helicoverpa ganha nova estratégia em Alagoas

Novas medidas para combater a praga são resultado de diagnóstico proveniente de monitoramento específico

Novas medidas para combater a praga são resultado de diagnóstico proveniente de monitoramento específico

O grupo gestor que faz parte do consórcio de combate à helicoverpa armígera em Alagoas – formado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Adeal, Ministério da Agricultura, Ufal/CECA, Embrapa, Faeal e Emater – iniciou uma nova estratégia de monitoramento e controle da praga no Estado.
Após seis meses de monitoramento da ação da helicoverpa, o grupo constatou a presença expressiva da lagarta em áreas usadas para o cultivo de lavouras irrigadas. “Uma quantidade elevada de machos foram capturados nas armadilhas que foram instaladas nestas áreas”, informou a gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Adeal Maria José Rufino.
A nova estratégia consiste na instalação de um número maior de armadilhas nos municípios da região de Arapiraca e Delmiro Gouveia, nas localidades próximas ao canal do sertão, além do levantamento fitossanitário com a coleta de exemplares de lagartas existentes na região.
“Essa ação objetiva quantificar, ao máximo, as lagartas existentes, enviando para análise laboratorial para confirmar a presença da helicoverpa e de outros tipos de lagartas. Há a confirmação, em nível de Brasil, por intermédio de pesquisa em laboratório, de que a helicoverpa esteja cruzando com outras espécies de lagartas, formando híbridos que podem ser mais ou menos agressivos que ela”, revelou Maria Rufino.
O trabalho de campo será executado por técnicos da Adeal e da Emater, além de contar com a cooperação das secretarias municipais de Agricultura. Durante a reunião foram distribuídos para as equipes técnicas kits com o material de coleta e pesquisa, formado por pano de batida – usado na coleta da lagarta -, planilhas, potes e materiais informativos sobre os inimigos naturais das helicoverpa.