Geral

Com entrada franca, Deodoro recebe espetáculo Peleja – Razão Mutilada

20/11/2014
Com entrada franca, Deodoro recebe espetáculo Peleja – Razão Mutilada
Espetáculo Peleja será apresentado gratuitamente no Teatro Deodoro (Foto: Divulgação)

Espetáculo Peleja será apresentado gratuitamente no Teatro Deodoro (Foto: Divulgação)

    Nesta sexta-feira (21), às 20 horas, o Teatro Deodoro recebe o encerramento do projeto Residência Cênica de 2014 com o espetáculo ‘Peleja – Razão Mutilada’, uma realização do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Alagoas que conta o apoio da Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal).
Em setembro, o Sesc abriu vagas para atores e demais interessados em participar de um processo de imersão em Artes Cênicas. Aproximadamente 90 pessoas se inscreveram nesta edição, das quais 50 alunos foram selecionados por meio de aula-teste. Uma equipe técnica multidisciplinar apresentou com uma abordagem inovadora às concepções da encenação, promovendo o acesso às novas técnicas de criação por meio de aulas gratuitas e presenciais.
Realizado desde 2006, a cada ano o projeto Residência Cênica vem apresentando novidades em sua estrutura, no sentido de alcançar sempre maior êxito junto aos estudantes, grupos e artistas independentes. A pesquisa desse ano teve como foco a vida e obra do escritor alagoano Breno Accioly (1921-1966), reconhecido mundialmente pela indiscutível qualidade de suas narrativas, permeadas por angústia, loucura e desejo de vingança. Nas palavras de Vinícius de Moraes: “Breno Accioly veio abrir sobre as águas claras do conto brasileiro as comportas de sua alma tumultuosa que habita nas trevas mais fundas e sórdidas do ser”.

O espetáculo

‘Peleja’ apresenta uma transcrição da literatura para cena fiel a galeria de personagens e monstros sociais criados por Breno Accioly, marcados por cenas que duelam sanidade e violência. O homem e seus fantasmas, dramas existenciais e psíquicos, as inquietações humanas postas sem limites ou restrições ao senso comum quanto à loucura. Um mergulho no inconsistente e nas memórias materializadas numa linha tênue entre ficção e biografia, a arte posta a contrapelo.

SERVIÇO

Teatro Deodoro

Peleja – Razão Mutilada

Data: 21 de novembro (sexta-feira)

Horário: 20h

Ingressos: entrada franca

Informações: 3326-3133

www.teatrodeodoro.al.gov.br

ascomteatro.blogspot.com