Cidades

Arapiraca recebe mais uma edição da Oficina Sebrae de Empreendedorismo

04/11/2014
Arapiraca recebe mais uma edição da Oficina Sebrae de Empreendedorismo

  arapiraca  Entre os dias 10 e 14 de novembro, empreendedores de Arapiraca e regiões do entorno participarão da 6ª edição da Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE). A ação será realizada no Ginásio João Paulo II, no centro da cidade. Os interessados podem fazer a inscrição no valor de R$ 10, na sede do Escritório Regional do Sebrae em Arapiraca, em um espaço montado na praça Marques da Silva ou na Unidade de Atendimento Móvel do Sebrae, localizada na praça principal dos bairros Jardim Esperança, Cacimbas, Brasília, Primavera e no estacionamento do Mercado Público.
Desde o mês de maio do corrente ano, o Sebrae em Alagoas vem desenvolvendo a metodologia  OSE, que tem como foco principal fomentar a criação de novos negócios e estimular o crescimento das empresas já existentes no mercado. Uma das características da oficina é a capacitação em massa, que geralmente atinge um público médio de 250 a 300 participantes, como donos de micro e pequenas empresas, pessoas que trabalham na informalidade, como ambulantes, feirantes e pipoqueiros, e potenciais empreendedores que desejam abrir seu próprio negócio.
Cerca de 1.500 pessoas da capital e do interior já participaram das oficinas durante este ano. As últimas edições foram realizadas em Maceió, nos bairros Tabuleiro do Martins e Jacintinho, e nos municípios de Delmiro Gouveia, Coruripe e Porto Calvo.
Durante os cinco dias de realização da oficina, uma equipe com 10 facilitadores, formada por consultores do Sebrae, orienta grupos individuais de participantes, estimulando o empreendedorismo por meio de comportamentos, habilidades e competências. O processo de gestão de negócios voltado para o sucesso a partir de vivências empreendedoras também é discutido com a participação de cada pessoa relatando a sua experiência de vida.
De acordo com o gerente do Escritório Regional do Sebrae em Arapiraca, Arestides Bezerra, a Oficina Sebrae de Empreendedorismo visa estimular a vocação empreendedora dos participantes e a criação de novos negócios.
“Para desenvolver o comportamento empreendedor dos participantes, uma das técnicas utilizadas durante a oficina é a criação real de uma empresa em um segmento diferente daqueles que eles já atuam. Os participantes vendem os produtos entre eles mesmos, despertando a competitividade”, afirma Arestides.
Além disso, também é realizado o plantão da formalização de Micro e Pequenas Empresas (MPE), ou seja, quem trabalha de forma autônoma e pretende se formalizar realiza todo o procedimento gratuitamente durante a oficina.

    OSE

A Oficina Sebrae de Empreendedorismo é uma metodologia do Sebrae que oferece consultorias nas áreas de empreendedorismo, planejamento, ideias de negócio, marketing e vendas.
É realizada durante cinco dias, quando os participantes têm acesso a palestras que visam desenvolver o comportamento empreendedor, contribuindo para o crescimento da empresa ou para a concretização da ideia de negócio.
A metodologia funciona com a montagem de 10 blocos divididos, onde é realizado, simultaneamente, um encontro por dia: “O empreendedor e suas competências”, “Nasce uma ideia”, “O risco é inerente ao negócio”, “O desafio da mudança” e “Planejamento de novos rumos”. Os participantes também elaboram um Plano Individual de Desenvolvimento (PID), de acordo com as suas necessidades pessoais e de seu empreendimento.