Cidades

Arapiraca: O Agapi será nossa política pública mais importante, diz Célia

28/11/2014
Arapiraca: O Agapi será nossa política pública mais importante, diz Célia

 celia012   A criança como protagonista nos palcos da vida. É neste descortinar que entra em cena o Arapiraca Garante a Primeira Infância, o Agapi. Em seu primeiro ato, longe da tragédia aristotélica, o programa municipal, encabeçado pela prefeita Célia Rocha, ganha seus devidos aplausos.
Nesta quinta-feira (27), foi iniciado o Curso de Formação em Serviço de Multiplicadores Agapi, que teve abertura no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), bairro de Santa Edwiges.
Autoridades nacionais quando se fala em desenvolvimento infantil estiveram presentes, a gerente do programa da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Ely Harasawa, e a consultora técnica do programa Primeiríssima Infância, Anna Chiesa, assinando um termo de cooperação entre a fundação e a Prefeitura de Arapiraca.
“Vamos fazer de tudo para que esta seja a política pública mais importante do nosso município, articulando quem quer que for. O Agapi não está nascendo hoje; ele está se consolidando, pois em cada equipamento social nosso, um espaço vai se abrindo para as ações deste programa que prima pelo desenvolvimento de nossos pequenos arapiraquenses, como no Espaço Nascer, na Casa da Cultura e nos CRAS [Centros de Referência em Assistência Social]. E esta parceria com a Fundação Maria Souto Vidigal veio em boa hora, a fim de que andemos com nossas próprias pernas, mas nos apoiemos em quem já têm experiência”, diz a prefeita Célia Rocha, que é médica pediatra e conhece bem as necessidades destas crianças de zero a seis anos.
A cerimônia se iniciou com o coral de crianças “Sintonia Fraterna”, da Escola de Tempo Integral Professor Benildo Barbosa de Medeiros, sob regência dos professores e músicos Ana Lemos e Cristino Oliveira. Elas cantaram o Hino de Arapiraca e outras duas canções, mostrando que a arte é um dos potencializadores da educação.
Na mesa de abertura do Curso de Formação em Serviço de Multiplicadores Agapi, além de Ely Harasawa e Anna Chiesa, estavam a prefeita Célia Rocha, a secretária Municipal de Planejamento, Cìcera Pinheiro, a coordenadora da Primeira Infância, Gineide Castro, o secretário Municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa, e a presidente da Câmara Municipal, vereadora Gilvânia Barros.
“Nós fomos ousados e levamos o nome de Arapiraca longe, tornando-nos parceiros da fundação. Esta cidade será referência nacional na primeira infância”, garante a secretária Cícera Pinheiro, agradecendo o empenho de sua equipe.
Além da assinatura do termo de parceria, houve ainda palestra com Anna Chiesa, pós-doutora em Saúde Pública na Florence Nightingale School of Nursing and Midwifery, em Londres. Ela dissertou sobre a  “Sensibilização sobre as contribuições para o desenvolvimento infantil”.
“Este projeto é único, porque nós vemos a força de vontade de vocês, corpo técnico da secretaria e da Prefeitura como um todo, já que várias pastas se articulam para que esse novo olhar para a criança arapiraquense seja moldado. Estamos felizes em estar aqui aprendendo também com vocês”, relata a palestrante.
Durante a tarde, houve trabalho em rede e mapeamento do planejamento estratégico do Agapi. Os trabalhos continuam nesta sexta-feira (28) e sábado (29), sempre a partir das 9h, também no auditório do Cria, traçando grupos de trabalho para discutir intersetorialidade, metologias de acompanhamento, diagnóstico de indicadores, exercícios de construção de parâmetros, plenária, modelos de relatórios e avaliação de tudo proposto.
A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal foi criada em 1965 em São Paulo e, desde 2007, dedica-se à promoção de desenvolvimento na primeira infância por meio da geração e disseminação do conhecimento. Ela busca atuar sempre em parcerias, avaliando o impacto de seus projetos e sistematizando as experiências para que possa ser replicadas.