Geral

Alunos são cadastrados no Sine e recebem carteira de trabalho

03/11/2014

Mais de 400 alunos do Ensino Médio da rede de ensino público estadual, matriculados nos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) já foram cadastrados no Sine e estão recebendo a carteira de trabalho.

A informação foi divulgada esta semana pela assessora da Coordenação do Pronatec em Alagoas, Lourdes Teixeira. Segundo ela, esse número deve aumentar, já que o cadastro no Sine e a emissão de carteiras de trabalho continuam até o final de novembro.

O serviço, que começou em setembro, é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e a Secretaria de Estado, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq). Praticamente todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) já receberam a visita do Sine Móvel e do serviço itinerante da Seteq.

A parceria tem como objetivo preparar o aluno dos cursos do Pronatec para sua inserção no mercado de trabalho, facilitando o acesso ao cadastro de emprego e a entrega do principal documento do trabalhador: a carteira de trabalho.

O alvo da parceria é o aluno do interior, que tem maior dificuldade de acesso aos serviços, já que a sede da Seteq fica em Maceió e são poucas as cidades que têm uma representação do Sine – Sistema Nacional de Empresa.

Para fazer o cadastro na unidade volante ou itinerante do Sine, basta que o aluno do Pronatec esteja com a documentação em mãos: registro de nascimento, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

Mais oportunidades

Na última quarta-feira (29), foi a vez dos alunos do Pronatec da Escola Estadual Rui Barbosa, em Anadia, serem contemplados com o serviço itinerante do Sine.

De acordo com o diretor adjunto da escola e coordenador do Pronatec daquela unidade de ensino, professor Alcides Lyra, cerca de 20 alunos foram cadastrados no Sine e deram entrada na emissão da carteira de trabalho. “Para nossos alunos, foi uma excelente oportunidade de ter acesso a um documento importante, além de se cadastrar no Sine sem precisar se deslocar até Maceió”, afirmou o professor.

Bruno da Conceição Souza, 16 anos, aluno do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Rui Barbosa, foi o primeiro da fila para tirar a certeira de trabalho e se cadastrar no Sine. Ele elogiou a iniciativa da SEE e agradeceu a presença dos quatro funcionários do Sine que se deslocaram até Anadia para oferecer esse serviço aos alunos do Pronatec. “Assim teremos mais chances de sermos contratados pelas empresas”, afirmou o estudante.

Para Natália da Silva Barbosa, de16 anos e aluna do 2º Ano do Ensino Médio, o mais importante é ter em mãos a carteira de trabalho. “Com esse documento já posso arrumar um emprego assim que terminar o meu curso”, disse Natalia, que estuda à noite informática do Pronatec.

Sua colega de turma, Kryssia Layane Santos, de 16 anos, também aproveitou a oportunidade e foi a primeira a se cadastrar na passagem do Sine itinerante pela Escola Estadual Rui Barbosa, em Anadia. “Excelente iniciativa, essa da Secretaria de Educação, em parceria com o Sine. Espero que a minha carteira de trabalho chegue o quanto antes e um emprego na área de informática também”, concluiu a estudante.

Fonte: SEE/AL