Geral

Alunos do Cenarte dão show de coreografia em Ritmos Nordestinos

24/11/2014
Alunos do Cenarte dão show de coreografia em Ritmos Nordestinos

Coreografias dos alunos foram aplaudidas pela platéia que lotou o Deodoro (Foto: Letícia Pascoalino)

Coreografias dos alunos foram aplaudidas pela platéia que lotou o Deodoro (Foto: Letícia Pascoalino)

  Foi no compasso dos Ritmos Nordestinos que os alunos do Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte) se apresentaram sábado (22) e domingo (23) no Teatro Deodoro, em Maceió. Em 18 apresentações, mais de 300 alunos puderam mostrar o que aprenderam ao longo do ano para o público presente. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
As mais de 700 pessoas que lotaram o auditório do teatro prestigiaram as apresentações das coreografias dos alunos dos cursos de Ballét, Dança Afro, Jazz e Expressão Corporal do Cenarte, em que buscaram incorporar aspectos da cultura nordestina. “Esse ano eu quis trazer algo diferente, propus mostrar a nossa terra, seu folclore e toda sua riqueza. Estou muito feliz em ver o trabalho realizado”, disse emocionada a professora do Centro de Belas Artes, Rosa de Souza,
A mãe da pequena Lilithy Assucena, de 11 anos, Maria Sirleide, estava muito emocionada em ver sua filha se apresentando pela quarta vez. “É um grande momento de mostrar o trabalho que ela construiu ao logo do ano. É gratificante ver minha filha brilhando neste palco”, disse. Para a aluna de ballét, Ester Araújo, 9 anos, este é o grande momento do ano: “fico um pouco nervosa, mas é bom ver nossos pais aqui vendo eu dançar”.

Música

No domingo também ocorreram às audições de encerramento de música do Cenarte. Cerca de 70 alunos dos cursos de violão, violino, teclado, instrumentos de sopro e percussão se apresentaram no Teatro de Arena, executando músicas atuais, clássicas e Música Popular Brasileiro.
Para a coordenadora artística do Cenarte, Duse Leite, a realização das apresentações de encerramento do ano letivo representa o trabalho árduo dos professores e a dedicação dos alunos. “Estamos satisfeitos com tudo o que foi realizado. Foi um casamento perfeito entre o Cenarte e a Secretaria da Cultura, na gestão do secretário Osvaldo Viégas, que nos deu total apoio.”, disse.
Na ocasião, o secretário de Cultura Osvaldo Viégas parabenizou os funcionários do Cenarte, por todo esforço na tentativa de propiciar o melhor aos alunos e familiares, e aos alunos que se apresentaram.
“Nós sempre gostaríamos de dar as melhores condições, mas eu acho que as condições foram melhorando ao longo do tempo em que se pesaram algumas deficiências. Isso ficou muito claro nas apresentações. Esse foi o ano mais organizado, mais tranquilo, com os figurinos mais bonitos.”, destacou o secretário.