Geral

Alerta sobre impactos da baixa Vazão do rio São Francisco

21/11/2014
Alerta sobre impactos da baixa Vazão do rio São Francisco

IMG_9341a A diminuição do pescado, o assoreamento e a poluição estão entre os principais problemas, agravados principalmente pela diminuição da vazão, que foram relatados por moradores da região do Baixo São Francisco à equipe do Instituto do Meio Ambiente (IMA), durante uma expedição de quatro dias. Os depoimentos foram reunidos em uma revista chamada Um Rio Uma Lágrima que deverá ser distribuída a partir da próxima segunda-feira, dia 24.
A data escolhida pela equipe é a mesma do lançamento dos livros Unidades de Conservação de Alagoas – As Riquezas das Áreas Protegidas do Território Alagoano e Biodiversidade Recifal e Lagunar do Estado de Alagoas, na abertura do XVI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, às 19h, no Teatro Gustavo Leite – Centro de Convenções.
IMG_9412aA situação no lado alagoano do Baixo São Francisco é descrita a partir dos depoimentos feitos por ribeirinhos e com resultado das análises realizadas em amostras de água coletadas durante a expedição organizada pelo Instituto, em agosto desse ano.
A idéia da equipe que realizou o trabalho era fazer um levantamento no local. “O objetivo desse trabalho é observar os impactos causados pela redução da vazão de 1300m³/s para 1100m³/s, há quase dois anos, e ter mais embasamento nas ações realizadas na região ou poder cobrar mais ações dos órgãos responsáveis, nos fóruns específicos de debate”, comentou Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA.