Geral

Vigilância Sanitária alerta pais sobre compra de presentes para Dia das Crianças

09/10/2014
Vigilância Sanitária alerta pais sobre compra de presentes para Dia das Crianças

Vigilancia SanitariaO Brasil é um dos maiores mercados mundiais de cosméticos infantis e as maquiagens como batons, brilhos, blush e esmaltes já se incorporaram ao cotidiano de meninas de todas as idades. O diretor da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra, alerta os pais e responsáveis para observarem o item segurança e faixa etária correspondente na compra dos presentes para o Dia das Crianças, comemorado tradicionalmente no dia 12 de Outubro.
Os cuidados devem ser extensivos aos produtos de higiene pessoal, como xampus, condicionadores e sabonetes infantis, além dos brinquedos. De acordo com ele, o leque de oferta na data comemorativa extrapolou o quesito brinquedo e enveredou pelas maquiagens infantis, a exemplo de batons e brilhos labiais e esmaltes, que podem trazer problemas de saúde para as meninas se a composição deles não respeitar a pele das crianças.
O interesse do público infantil por esses departamentos comerciais tem chamando a atenção de médicos e autoridades sanitárias, sobretudo quanto à segurança dos produtos comercializados. Bezerra afirma que cabe à Vigilância Sanitária dos municípios a fiscalização rotineira e à estadual fazer a supervisão.
“As maquiagens, além de macular a beleza natural da criança, têm que ter a formulação dos produtos recomendada para este público, uma vez que podem provocar alergias ou ferimentos na pele dela”, destacou o diretor da Vigilância Sanitária estadual, lembrando que as crianças devem usar apenas produtos infantis, pois são dermatologicamente testados para esta fase da vida.
Segundo ele, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite que as maquiagens infantis contenham substâncias que possuam gosto amargo para evitar que a criança leve o produto à boca. Outra recomendação é que os esmaltes e maquiagem tenham baixo poder de fixação para ser facilmente removida com água. “Que os esmaltes não sejam retirados com acetona ou álcool, pois podem ingerir ou o cheiro forte viciar”, destacou.

Brinquedos e faixa etária

Com relação aos brinquedos, Paulo Bezerra alerta os pais e responsáveis a observarem se são certificados pelo Inmetro e a faixa etária correspondente. “Os brinquedos devem obedecer à faixa etária, para evitar que crianças muito novas brinquem com rodinhas de carros e peças de jogos. Dependendo da idade, a criança pode engoli-las e provocar um acidente doméstico”, destacou.
O diretor da Vigilância Estadual adverte ainda para a compra dos brinquedos falsificados que, de acordo com ele, não obedecem aos quesitos de segurança e muitos são feitos de materiais sem qualidade.