Geral

Técnicos participam de Curso de Formação de Jovens Promotores de Saúde

21/10/2014
Técnicos participam de Curso de Formação de Jovens Promotores de Saúde

Curso forma multiplicadores para trabalhar a prevenção e atenção às violências domésticas ou de toda a ordem (Foto: Carla Cleto)

Curso forma multiplicadores para trabalhar a prevenção e atenção às violências domésticas ou de toda a ordem (Foto: Carla Cleto)

  Pelo menos 48 profissionais da Educação e Saúde, sendo oito de cada um dos seis municípios vinculados ao Plano Juventude Viva, participam até esta quarta-feira (22), das 8h às 17h, do Curso de Formação de Jovens Promotores de Saúde para a Prevenção e Atenção às Violências. O evento, que teve início nesta segunda-feira (20), acontece no Centro de Formação de Profissionais de Educação Professor Ib Gatto Falcão (Cenfor), no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (Cepa), no Farol.
A coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Lúcia Brito, disse que entre os participantes estão jovens de escolas públicas estaduais e municipais. O objetivo é formar multiplicadores para trabalhar a prevenção e atenção às violências domésticas ou de toda a ordem nos municípios de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro, União dos Palmares, Rio Largo e São Miguel dos Campos, que aderiram ao Juventude Viva.
A proposta do Plano Juventude Viva é levar ações que garantam oportunidades e direitos aos jovens dos bairros mais violentos, nas áreas de educação, saúde, trabalho, cultura e esporte. “O objetivo do curso é agregar alunos jovens e adultos nas ações do Plano Juventude Viva, nos territórios do Benedito Bentes, Jacintinho, Clima Bom e Vergel”,  explicou Lúcia, acrescentando que a capacitação terá outros dois módulos e acontecerão em data a definir.
Estão participando da capacitação, um coordenador do PSE, um da Educação e um da Saúde. De cada município participam um coordenador, um educador e um jovem promotor de saúde do Juventude Viva, entre outros profissionais. A coordenadora do PSE, ligada à Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, Rosiane Brito, ressalta que o curso vai facilitar o entendimento dos participantes para atuarem nas instituições de ensino.
“Vou ser uma das facilitadoras nas escolas vinculadas ao PSE, que tem 175 da rede municipal e estadual, somente em Maceió. Por meio do programa, proferimos palestras, fazemos apresentações com fantoches e focamos muito no combate à violência, que é um dos fortes componentes do trabalho que realizamos, já que há um público muito vulnerável e que precisa ser trabalhado”, enfatizou.

    Projeto piloto

Segundo Lúcia Brito, entre as ações do PSE estão ainda atividades físicas e suporte nutricional, a exemplo do Nutrisus, um suplemento nutricional que será distribuído nas nove, das 25 creches de Maceió que aderiram ao PSE. De acordo com ela, o projeto piloto começa com nove e depois deve abranger as demais.
O Plano Juventude Viva, coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher, foi lançado em 2012 em Alagoas e tem a parceria dos Ministérios da Justiça, Saúde, Educação, Trabalho e Emprego, Cultura e Esporte. O plano reúne ações que visam reduzir a vulnerabilidade dos jovens que moram em territórios violentos, criando oportunidades que assegurem a inclusão social e autônoma deles. A proposta é ainda aprimorar a atuação do Estado para enfrentar o racismo institucional e sensibilizar os agentes públicos para o problema.