Geral

Semana reserva diversas ações em benefício do artesão alagoano

28/10/2014
Semana reserva diversas ações em benefício do artesão alagoano

Artesanato em palito de fósforo é um dos destaques do produto alagoano (Foto: Seplande)

Artesanato em palito de fósforo é um dos destaques do produto alagoano (Foto: Seplande)

  O mês de outubro termina com uma série de atividades voltadas para o artesão alagoano. Desta vez, o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) organiza ao longo de toda a semana ações de incentivo à comercialização e reconhecimento da produção local. Serão realizados o cadastro e recadastro de artesãos, além da exposição de peças de profissionais do segmento, através da nova rota do caminhão “Alagoas à Mão Itinerante”.
Selecionados para fazer parte da ação, entre os dias 29 e 31, os municípios de Campo Grande, Girau do Ponciano, Traipu, Lagoa da Canoa e Feira Grande serão contemplados com a confecção e emissão da carteira do artesão. Este documento garante não apenas identidade própria aos artesãos, enquanto profissionais, mas também assegura uma série de benefícios ampliados, como a isenção do ICMS na emissão de notas fiscais avulsas; acesso a financiamento; possibilidade de participação em feiras, eventos e capacitações.
Uma vez regularizados e cadastrados, os artesãos vão integrar a marca de mais de 12 mil registros realizados em Alagoas. Com esse número, a Secretaria do Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), através das ações do PAB, consolida o Estado como maior representante brasileiro no que diz respeito ao número de profissionais cadastrados.
Para a diretora de Design e Artesanato da Seplande, Dyslene Teles, essa ação ressalta e valoriza a importância dos artesãos para o segmento produtivo econômico. “Trabalhamos continuamente em parceria com a articulação dos artesãos, que são os maiores interessados nesse processo, a fim de alcançar um cenário cada vez mais expressivo dentro no âmbito local e nacional”, destacou.

Caminhão Itinerante

Depois de passar por quatro municípios, o caminhão “Alagoas à Mão Itinerante” chega agora à Arapiraca. Em comemoração às festas de emancipação política da cidade, que acontece entre os dias 29 e 30 deste mês, o caminhão leva peças de profissionais dos municípios de Capela, Batalha, Maravilha, Maceió e Limoeiro do Anadia, garantindo diversidade na comercialização dos produtos.
Com tipologias variadas que abrangem desde o couro, escultura de madeira, miniatura em palito de fósforo até o patchwork, o sabonete de leite de cabra e os bordados de ponto cheio, o artesanato dos municípios ganha mais uma vez visibilidade, assegurando aos profissionais do segmento melhorias na venda e divulgação de seus produtos.
“Desde junho estamos percorrendo os municípios do Estado, incentivando e valorizando a comercialização do artesanato alagoano. Nesse processo, o caminhão atua como uma vitrine itinerante, ao abrir não apenas visibilidade para a cadeia produtiva e os demais consumidores, como também proporcionar a descoberta de novos talentos nas regiões que recebem o veículo”, destacou a diretora Dyslene Teles.