Geral

Quinta Sinfônica recebe a Orquestra Sinfônica da UFRN no Teatro Deodoro

25/10/2014
Quinta Sinfônica recebe a Orquestra Sinfônica da UFRN no Teatro Deodoro
Orquestra é é formada por músicos alunos dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação da Escola de Música da Universidade

Orquestra é é formada por músicos alunos dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação da Escola de Música da Universidade

O projeto Quinta Sinfônica volta ao Teatro Deodoro na próxima quinta-feira, 30 de outubro, às 20 horas, com uma participação especial da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A entrada é gratuita e o público pode retirar os ingressos na bilheteria do teatro a partir das 14h, no dia do concerto.
A Orquestra Sinfônica da UFRN é formada por músicos alunos dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação da Escola de Música da Universidade. A cada concerto, a orquestra vem se firmando como um dos principais grupos orquestrais do Nordeste. Durante sua história, o grupo foi reconhecido com diversos prêmios, como o Prêmio Hangar de melhor espetáculo e o Troféu Cultura de Melhor Show do Ano de 2012.
Sob a regência do maestro André Muniz, a orquestra irá apresentar três obras em seu repertório. A primeira chama-se ‘Capricho Italiano opus 45’, do compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky. Em seguida, os violinistas executarão o ‘Concerto para Violino Nº3 em Sol maior, K.216’, do famoso compositor Wolfang Amadeus Mozart.
Durante a apresentação de três movimentos (‘Allegro’, ‘Adágio’ e ‘Rondó-Allegro’), a orquestra de violinos fará um diálogo musical com o solista Rucker Bezerra. Encerrando o concerto, será executada a ‘5ª Sinfonia de Beethoven’, obra sinfônica mundialmente conhecida.
A Quinta Sinfônica é promovida através de uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas, a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) e a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal).

Sobre o regente e o solista

O maestro André Muniz é graduado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Música na área de Regência Orquestral pela Universidade de Montreal, no Canadá. Já regeu diversos grupos orquestrais, como a Orquestra de Câmara da UFPE e da Universidade de Montreal, Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra do Estado do Mato Grosso.
O solista Rucker Bezerra é doutor em Música pela Universidade de Campinas, em São Paulo, e vencedor de diversos concursos, como o 11º Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil, realizado em Piracicaba (SP), em 1991. Nos Estados Unidos, apresentou-se com a Eastern Philarmonic Orchestra e realizou recitais que difundiram a música brasileira no país. Atualmente, é professor de violino da UFRN.