Geral

Proerd realiza ações lúdicas especiais no mês das crianças

24/10/2014
Proerd realiza ações lúdicas especiais no mês das crianças

Proerd realiza até o fim do mês 30 atividades especiais com cinco mil crianças e adolescentes Foto: Arquivo Secom

Proerd realiza até o fim do mês 30 atividades especiais com cinco mil crianças e adolescentes Foto: Arquivo Secom

  As ações educativas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) estão sendo intensificadas neste mês. Desenvolvido pela Polícia Militar de Alagoas desde 2003, a iniciativa já atendeu mais de 50 mil pessoas. Até o final de outubro, em comemoração ao mês das crianças, serão realizadas 30 atividades especiais com cinco mil crianças e adolescentes.
Com caráter social e preventivo, o Proerd tem como objetivo conscientizar a garotada sobre os males causados pelas drogas e formar multiplicadores desenvolvendo as suas potencialidades para combater o vício e, consequentemente, garantir uma sociedade segura e livre dos entorpecentes. Em outubro, as ações foram concentradas nos municípios de Murici, Satuba, Coqueiro Seco, Arapiraca e Maceió.
O corpo de instrutores é composto por policiais militares voluntários, selecionados e submetidos a treinamento para habilitação das atividades, além de educadores, pais e membros da comunidade que contribuem com o desafio de forma voluntária. Além das unidades de ensino, a iniciativa lúdica atende igrejas, instituições beneficentes, comunidades, construtoras, dentre outros.
A coordenadora do Proerd, tenente-coronel Valdenize Ferreira Lima, explica que o programa faz a prevenção com eficácia, pois possibilita que o aluno diga não aos entorpecentes com sabedoria e ajude a quem precisa. “Nosso foco é conscientizar os participantes, fortalecendo a autoestima deles para evitar o uso de drogas e, também, multiplicar nossas ações formando disseminadores”, salienta a tenente-coronel Valdenize.
Formação – Na próxima quinta-feira (30), para encerrar as atividades comemorativas ao mês das crianças, o programa vai realizar a solenidade de formatura da turma “Cravo e Canela”, da Facima-TI, na Casa da Indústria. A formatura marca o compromisso do aluno para não usar drogas e disseminar o conhecimento adquirido no seu dia-dia.
Entre os dias 8 e 10 de outubro, três mil alunos foram até o Regimento de Polícia Montada D. Pedro I, conhecer o trabalho da Cavalaria da PM, andar de cavalo, participar de brincadeiras de saco, argola, trilha e interagir com os músicos da polícia, dentre outras atividades.
Já em novembro, o programa irá firmar uma parceria com o Projeto Chuteira de Ouro para promover de forma gratuita aulas de futebol no espaço da AABB. A ideia é manter os jovens afastados das drogas enquanto aprimoram a arte do futebol.
Aqueles que desejam trazer as ações lúdicas da Proerd para sua comunidade deverão encaminhar um ofício para o comando-geral da PM solicitando os serviços. Também há vaga para quem pretende trabalhar de forma voluntária. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (82) 8884-6001 / 3315-4740.