Cidades

Outubro Rosa: Jequiá da Praia realiza ações contra o Câncer de Mama e Colo do Útero

14/10/2014
Outubro Rosa: Jequiá da Praia realiza ações contra o Câncer de Mama e Colo do Útero

  maxresdefault  A Prefeitura de Jequiá da Praia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando diversas ações de orientação e prevenção contra o câncer de mama e do colo do útero, durante o Outubro Rosa. No mês de Novembro, as atividades serão voltadas para a Saúde do Homem.
Com o tema “Jequiá da Praia contra o Câncer”, a Secretaria Municipal de Saúde vem realizando, desde o início do mês, ações educativas e palestras em todas as unidades de saúde do Centro da cidade e nos povoados.
“Já é uma rotina nossa promover palestras com orientações com nossas pacientes, mas neste mês, o Outubro Rosa, as palestras e todas as atividades estão sendo voltadas para a prevenção contra o câncer de mama e câncer do colo do útero”, disse a coordenadora de Promoção à Saúde, Jéssica Nazário.

    Mutirão de Citologia

Além de palestras, será realizado nesta quinta (17) e sexta (18), um mutirão de citologia. A ação acontecerá no Centro de Especialidades, localizado ao lado da Praça José Cassemiro, no centro de Jequiá da Praia.
Para participar, as mulheres devem comparecer ao local a partir das 8h da manhã, portando cartão do SUS. Quem quiser também pode fazer o agendamento do exame na Secretaria de Saúde.
“Vamos começar a coleta às 8h e atenderemos até a última paciente. Quem não quiser agendar, pode ir direto ao local que será atendida da mesma forma”, explicou a coordenadora.
Além do centro de Jequiá da Praia, também será realizado, no próximo dia 20, um mutirão de Citologia na Unidade Básica de Saúde Maria Niceias da Conceição, no Povoado Ponta de Pedra, beneficiando a população da Região Laguna.

    Atividades na Região Lagunar

As atividades do Outubro Rosa também serão realizadas na Região Lagunar de Jequiá da Praia. Na próxima segunda-feira, dia 20, as ações acontecem na nova Unidade Básica de Saúde Maria Niceias da Conceição, no Povoado Ponta de Pedras.
Durante toda a manhã, será realizado mutirão de Citologia, palestras, atividades com educadores físicos, vacinação, teste rápidos de sífilis e HIV, atendimento com nutricionistas, entre outras atividades.
O encerramento das atividades acontece no próximo dia 24, com uma grande caminhada contra o câncer pelas principais ruas do centro da Jequiá da Praia.