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O fôlego do mercado consumidor

20/10/2014

Após algumas oscilações compreensíveis, as vendas do comércio varejista brasileiro voltaram a crescer e registraram avanço de 1,1% em agosto, na comparação com o mês anterior. O dado foi revelado Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e se trata da taxa mais alta desde julho de 2013, quando o aumento foi de 2,6%.
Neste ano, de janeiro a agosto, o varejo aponta alta de 2,9% e, em 12 meses, de 3,6%.Entre a áreas aferidas pelo IBGE, tiveram os maiores aumentos de venda os de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (7,5%); tecidos, vestuário e calçados (3,2%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (2,5%), entre outros.
Na análise frente a agosto do ano passado, a maioria dos tipos de comércio mostrou queda, entre eles: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,7%), que exerceu o principal impacto negativo na taxa global, cuja atividade é afetada pelo desempenho da economia como um todo.
Segundo os técnicos do IBGE, o setor automotivo vem apresentando recuperação, mas quando comparado com 2013, ainda há queda. É um setor que conta com desonerações do governo federal, mas as famílias, incertas quanto ao ritmo do crescimento, hesitam no consumo de produtos que têm preços mais elevados.
Entre os resultados positivos estão os desempenhos de combustíveis e lubrificantes (0,1%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,4%); e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (7,1%). Entre os estados, diversas unidades da Federação, do Nordeste, contribuíram para esta expansão.
A retomada do ritmo de venda do comércio varejista é um bom sinalizador de que o Brasil está enfrentando a crise econômica mundial preservando seu mercado consumidor interno. É bom lembrar que, durante os solavancos mundiais recentes, foi a expansão do mercado interno – na ordem de 20% – que possibilitou um menor desconforto para o País.