Geral

Nó na Garganta e Orquestra de Cordas Caetés aliam música e poesia

10/10/2014
Nó na Garganta e Orquestra de Cordas Caetés aliam música e poesia
Alagoando’ tem como proposta apresentar ao público obras musicais e literárias de grandes artistas (Foto: Divulgação)

Alagoando’ tem como proposta apresentar ao público obras musicais e literárias de grandes artistas (Foto: Divulgação)

O show ‘Alagoando’, apresentado por Jan Claudio e Eduardo Proffa, do Nó na Garganta, e pela Orquestra de Cordas Caetés, é a atração no dia 22 de outubro, às 19 horas, do projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato. Os ingressos já estão sendo vendidos na bilheteria do teatro a R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada).
‘Alagoando’ tem como proposta apresentar ao público obras musicais e literárias de grandes artistas locais. No primeiro momento, o show faz um resgate de pérolas da cultura caeté; em outro, apresenta obras já consagradas e de alcance internacional; no terceiro instante, mostra novos artistas, além de trabalhar músicas e poesias autorais.

O Nó na Garganta – dupla que tem Jan Claudio como cantor e Eduardo Proffa como poeta – vem fazendo um trabalho artístico diferenciado, que integra música e literatura em uma conexão única no fazer arte, onde a presença do poeta é tão ativa e protagonista quanto a do músico. As intervenções que as poesias fazem nas músicas e vice-versa, deixam o palco mais dinâmico e flexível, onde se pode explorar todos os temas poéticos e os diversos ritmos sonoros.
Sob a regência do maestro Luiz Martins, o Nó na Garganta convidou para o show ‘Alagoando’ a Orquestra de Cordas Caetés, fundada em 2013 com o intuito de agregar novas gerações, inserindo-as na música para a formação orquestral. A orquestra é formada por jovens e adultos remanescentes do antigo curso de Músico de Orquestra do Pronatec, vinculado a Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas.
O espetáculo recebe ainda um desfile de talentos da música brasileira e alagoana como Basílio Sé, Elissa Maia, Embracanto, Gal Monteiro, Helga Soares, Herman Torres, Irina Costa, Junior Almeida, Kel Monalisa, Luciana Guimarães, Myrna, Naldinho, Osman, Renata Peixoto, Roberto Barbosa, Toinho Antunes, Wilma Araújo e Wilson Miranda.
Por ser um espetáculo musical impregnado de literatura, o show apresenta o desafio de proporcionar a sintonia entre a palavra cantada – a música, e a declamação dos textos – a poesia. Os artistas intervêm um no trabalho do outro, enriquecendo-os e demonstrando que é possível a convivência harmônica na música, na literatura e, sobretudo, na vida.

Projeto Ciranda Cultural

A divulgação dos talentos da arte alagoana se fará presente também num outro formato. Durante o show ‘Alagoando’ acontece o projeto Ciranda Cultural, que nada mais é do que a doação de livros, cds e dvds de diversos artistas alagoanos para a plateia. A ideia do projeto é propagar a arte e a cultura alagoana.