Geral

Municípios do sertão discutem Plano Estadual de Educação nesta quinta-feira

07/10/2014

planoOs municípios do alto sertão alagoano – Delmiro Gouveia, Piranhas, Água Branca, Inhapi, Canapi, Mata Grande, Olho d’Água Casado e Pariconha – estarão reunidos nesta quinta-feira (9) para discutir políticas públicas e propostas para o Plano Estadual de Educação (PEE). Convocada pelo Fórum Estadual Permanente de Educação do Estado de Alagoas (Fepeal), a audiência pública será realizada das 9h às 13h no campus do Instituto Federal de Algoas (IFAL), em Piranhas, e é voltada para servidores, pais, alunos e comunidade em geral.

O atual PEE (Lei 6.757/2006) foi aprovado em 2006 e tem vigência até 2015, reunindo as principais políticas públicas para a Educação no estado. Além de discutir e reavaliar o documento atual, Alagoas precisa construir um novo plano e, até meados de 2015, enviar o documento à Assembleia Legislativa Estadual (ALE) para avaliação e, posteriormente, aprovação para então tornar-se lei.

A secretária de Estado da Educação e do Esporte, Stella Albuquerque, destaca a importância do evento para que o poder público e a sociedade civil construam juntos as políticas educacionais em Alagoas.

Trata-se de um espaço democrático onde todas as instâncias podem interagir para discutir o plano atual, apresentar propostas e reivindicações de forma a construir coletivamente as políticas públicas que representem os anseios da população alagoana. Por isso, é importante que todos se façam presentes e contribuam para este momento que só fortalece a Educação Básica”, frisa Stella.

Construção coletiva

O coordenador do Fepeal, Juliano Brito, convoca pais, estudantes, servidores da Educação e demais representantes da sociedade civil dos municípios envolvidos a participarem da audiência.

O PEE contempla propostas da Educação Infantil até o Ensino Superior, perpassando pela educação profissional, diversidade, financiamento e outros aspectos da educação. É importante que toda a sociedade alagoana participe destes encontros para refletirmos sobre as conquistas e desafios da educação em nosso estado e já identificarmos as políticas que deverão compor o plano no período de 2016-2025”, adianta.

Até novembro, o Fepeal, percorrerá todo o estado com as audiências públicas sobre o PEE. Já foram realizadas reuniões em Maceió, São Miguel dos Campos e Palmeira dos Índios.