Cidades

Município de Arapiraca realiza seu II Festival Multicultural do EJA

29/10/2014
Município de Arapiraca realiza seu II Festival Multicultural do EJA

 festival1   A noite de segunda-feira (27) foi especial para os alunos vinculados ao Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Rede Municipal de Ensino. Eles participaram do II Festival Multicultural de Dança, Música e Teatro da EJA, no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves.
Graças ao empenho da prefeita Célia Rocha, ações pedagógicas como esta podem estar se realizando anualmente, sendo ponto de culminância das artes dos estudantes e fazendo parte da programação dos 90 anos de Emancipação Política do município.
Para a coordenadora da Escola de Ensino Fundamental Domingos Lopes da Silva, Sandra Dória, este é o momento de mostrar o dom de cada um no extra-classe. “Os professores tentam estimular e potencializar o talento dos nossos alunos. A prova é essa animação em cima do palco, juntamente aos aplausos da plateia”, diz ela.
Representantes de sua instituição fizeram uma paródia com o Hino de Arapiraca, reconstruindo-o sob orientação dos educadores Thiago Santos Silva e Consuelo Lopes.
Na categoria Música, além deles, apresentaram-se estudantes das Escolas Laury Capristano, João Batista, Pedro Correia das Graças, Tibúrcio Valeriano, Cleonice Barbosa e 31 de Março.
A aluna da Escola 31 de Março, Isabella Moraes, de 17 anos, ao lado do músico e amigo Diego Alves, apresentou duas canções: João de Barro e De Janeiro a Janeiro. Ela, que já cantara em bandas gospel e de rock, se disse muito contente em poder compartilhar um momento com todos da EJA.
Houve ainda apresentações cênicas com as Escolas Manoel Rodrigues com a peça “Nem sempre é o que parece – Casamento na roça” e da Lourenço de Almeida, com “Arromba.com e Odete Margareth”. A dança também foi bem representada pelas Escolas Manoel Rodrigues, José Pereira Lúcio, Cleonice Barbosa e Cônego Epitácio.
Aconteceu um júri que delimitou os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria. As melhores interpretações foram:

Dança

1 – Escola Cleonice Barbosa
2 – Escola José Pereira Lúcio
3 – Escola Laury Capristano

Teatro

1 – Escola Manoel Rodrigues
2 – Escola Lourenço de Almeida

Música

1 – Escola João Batista
2 – Escola Pedro Correia
3 – Escola Laury Capristano