Brasil

Ministério da Cultura recebe terreno para Museu Afro em Brasília

23/10/2014
Ministério da Cultura recebe terreno para Museu Afro em Brasília

(Foto de Elisabete Alves)

(Foto de Elisabete Alves)00

   A ministra da Cultura, Marta Suplicy, assinou nesta quarta-feira (22), juntamente com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o documento que oficializa o anúncio de transferência do governo local para a União do terreno que abrigará o Museu Nacional da Memória Afrodescendente.
“Somos um Brasil que tem um DNA muito negro- de comportamento, de gosto. É isso que vamos resgatar com este museu, em um lugar tão privilegiado”, afirmou a ministra, após encontro com o governador, o presidente do Ibram, Angelo Oswaldo, o presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra, o presidente da Casa de Rui Barbosa, Manolo Florentino, e outras pessoas envolvidas no projeto do museu.
O terreno doado, de 65 mil m2, está localizado às margens do Lago Paranoá, na QL 24 do Setor de Habitações Individuais Sul, em Brasília, e irá abrigar o complexo do Parque Nelson Mandela, do qual o museu fará parte.
Na avaliação do governador, a futura obra irá agregar ainda mais valor à capital federal do ponto de vista arquitetônico, cultural e turístico.  “Isso tem tudo a ver com Brasília. A gente já vinha debatendo esse conceito de ter uma esplanada de museus”, observou.
Com a cessão do local aprovada hoje pela diretoria da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), o Instituto de Arquitetos do Brasil– DF poderá concluir a proposta de criação de um concurso internacional para escolher o projeto de arquitetura do museu.
A Fundação Cultural Palmares, entidade vinculada ao Ministério da Cultura, será a administradora da instituição.
A ideia do museu é, por meio do uso de interatividade e tecnologia de ponta, apresentar a trajetória dos povos afrodescendentes no Brasil e reconhecer a importância deles na construção da identidade cultural do País, resgatando, inclusive, a memória e as histórias não contadas.
Segundo a ministra Marta, experiências em museus de todo o mundo estão sendo coletadas a fim de encontrar a melhor forma de contar a história do negro no país. O museu irá oferecer ainda espaço para pesquisas e atividades educacionais.