Geral

Maior Barato apresenta versão regional do clássico Os Saltimbancos

03/10/2014
Maior Barato apresenta versão regional do clássico Os Saltimbancos

Os Saltimbancos conta a história de um jumento, uma galinha, uma gata e um cachorro que tentam a sorte como músicos (Foto: Assessoria)

Os Saltimbancos conta a história de um jumento, uma galinha, uma gata e um cachorro que tentam a sorte como músicos (Foto: Assessoria)

   Comemorando o Dia da Criança, o projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato apresenta no próximo dia 15 de outubro (quarta-feira), às 19 horas, o espetáculo teatral Os Saltimbancos, com a Cia. de Teatro Nêga Fulô. Os ingressos já estão sendo vendidos na bilheteria do teatro (R$ 10 a entrada inteira e R$ 5 a meia-entrada).
No mesmo dia, às 15 horas, uma parceria entre a direção do Teatro Deodoro e a Cia. Nêga Fulô oferece uma apresentação gratuita para alunos da rede pública de ensino, com disponibilidade de 300 convites. As escolas interessadas devem mandar ofício com solicitação de convites para o email [email protected]
Escrita pelos irmãos Grimm e adaptada para o teatro pelo cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda, Os Saltimbancos conta a história de um jumento, uma galinha, uma gata e um cachorro que, sentindo-se explorados por seus donos, resolvem fugir para a cidade e tentar a sorte como músicos. Ao se encontrarem, notam que, ajudando-se mutuamente, conseguirão resolver melhor seus problemas.
Ao longo do percurso até chegar à cidade idealizada, a montagem aproveita para rever conceitos morais e sociais pouco vistos por crianças e esquecidos por jovens e adultos, como amizade, companheirismo, ajuda mútua e generosidade.
A ideia de regionalizar o texto parte da característica da Cia. Nêga Fulô que, por meio dos arranjos musicais, traz ritmos como o coco, o forró, o xaxado e o baião, além de mostrar uma história comum a região, onde diariamente uma legião de pessoas migra para outras cidades mais desenvolvidas em busca da realização dos seus sonhos, buscando uma vida mais digna.
A Companhia
Criada pela necessidade e preocupação de manter viva a arte teatral, formar plateias e resgatar a identidade cultural do nosso povo, a Cia. Nêga Fulô surgiu em 2002, batizada com o nome de uma das poesias de Jorge de Lima, um dos maiores autores alagoanos.
A companhia tem em seu repertório espetáculos de rua com inspiração no universo nordestino, como Torturas de um Coração, O Romance de Clara Menina com Dom Carlos de Alencar, Um Teatro de Cordel na Feira do Passarinho e os espetáculos de palco Caboré, a Ópera da Moça Feia, Reis do Sol e os infantis A Lenda da Cobra Grande e Tchuplin, além de Os Saltimbancos.