Política

Júlio Cezar condena ameaça de ingerência política na Segurança Pública

01/10/2014
Júlio Cezar condena ameaça de ingerência política na Segurança Pública

IAL_5270Candidatos ao governo de Alagoas se confrontaram mais uma vez em um debate promovido pela TV Gazeta, nessa terça-feira, 30. Júlio Cezar, que disputa a sucessão estadual pelo PSDB, demonstrou muita segurança, coerência e respeito ao eleitor alagoano, aproveitando o espaço para mostrar aos telespectadores suas proposta para o Estado. Diferente de seus pricipais adversários que não pouparam os ataques.
“As escolas públicas são instrumentos de transformação social. Nós vamos investir na escola para dar oportunidade para tantos alagoanos que podem mudar de vida através do estudo. A escola pública tem o dever de ser melhor que a privada. Nos últimos 30 anos, brincaram com a saúde, a segurança, e também com a educação”, declarou, lembrando que foi a educação quem lhe deu a oportunidade de estar hoje disputando o governo de Alagoas, mesmo sem pertencer as tradicionais oligarquias políticas que dominam o Estado.
Ainda sobre a educação, Júlio Cezar lembrou que a erradicação do analfabetismo, bandeira levantada por ele neste pleito com pioneirismo, receberá tratamento prioritário em seu governo. “Não dá para dormir em paz quando 600 mil alagoanos não sabem ler e escrever. Vamos fazer parcerias com cooperativas, escolas privadas. É uma questão que extrapola os muros da secretaria de educação”, disse, traçando um paralelo entre este novo desafio e o já vencido pelo atual governo que, em parceria com o Unicef, reduziu o índice de mortalidade infantil no Estado.
Mas o ponto alto do debate ficou por conta da discussão travada entre o candidato do PMDB, Renan Filho, e o tucano Júlio Cezar, sobre a ingerência política que ameaça o bom funcionamento da segurança pública de Alagoas. Júlio Cezar declarou temer o projeto do peemedebista de centralizar as decisões da Pasta no “gabinete do governador”.
“Tenho muito medo de uma polícia comandada por grupos políticos ou famílias tradicionais, que há tempos transferiam delegados, coronéis, e viviam ali colocando o dedo onde queriam. Alagoas não pode voltar ao passado! Eu defendo que a polícia tenha a independência que ela precisa. Ao governador cabe garantir as condições que ela precisa para atuar na segurança do cidadão”, sentenciou.
Acrescentando que é importante entregar as secretarias a técnicos, ao invés de indicações políticas, fazendo uso do instrumento da meritocrácia. “Entregando a Saúde para quem entende de saúde, a Educação para quem entende de educação, e a Segurança para quem sabe fazer segurança. É assim que tem que ser feito. À polícia tem que ser dada independência como foi dada agora, sem ingerência política, para que ela possa atuar. Defendo uma polícia técnica”, lança.

MERENDA ESCOLAR

Outro ponto polêmico do debate foi a declaração de Júlio Cezar a respeito de políticos acusado de desvias dinheiro da merenda escolar. “Quem tira o leite da boca das crianças tem que ir para cadeia como qualquer que comete um crime. Inclusive eu defendo que o desvio de verba da merenda escolar seja considerado um crime hediondo. Precisamos reforçar as novas práticas em detrimentos de novos rostos que estão por aí reproduzindo práticas antigas das oligarquias que desmontaram esse estado”, disparou.
Reforçando seu compromisso com o fortalecimento do Estado e de políticas públicas efetivas para o cidadão. “Na verdade, é um jogo de palavras e ilusões que tentam vender para vocês. Só quem veio de baixo sabe a importância do serviço público, porque o Estado nada mais é que um prestador de serviço. E por muito tempo faltou vontade política em Alagoas. Só agora entramos no caminho certo”.

MAIS PROPOSTAS

O candidato do PSDB teve oportunidade de falar ainda sobre habitação, área onde o governo do PSDB acumula o êxito da entrega de 50 mil casas, e propôs a erradicação do déficit habitacional em quatro anos. “Nós vamos realizar esse sonho para que todo alagoano tenha uma casa digna”.
Questionado sobre suas propostas para o Canal do Sertão, outra realização do governo tucano, Júlio Cezar garantiu aos sertanejos mais investimentos e apoio a essa obra considerada “fundamental”. “Nós vamos levar o canal sertão até Arapiraca para que o desenvolvimento não chegue só ao sertão, mas também ao agreste do estado”.

E MAIS PROGRESSO

E na hora de discutir a geração de emprego e renda no estado, Júlio Cezar lançou o desafio de “atrair outras cem grandes empresas e apoiar o setor sulcroenergetico para criar empregos em Alagoas. Temos que capacitar os alagoanos, investir muito nisso”
Sobre a dívida pública de Alagoas com a União, outro tema que marcou a trajetória de Júlio Cezar nesta eleição, o candidato do PSDB lembrou que “com o pagamento da dívida ativa do estado daria tranquilamente para o governo investir nas áreas que tanto precisam de investimento”. Júlio Cezar é o único candidato a defender o perdão da dívida pública do estado, se contrapondo, mais uma vez, aos candidatos tradicionais que defendem apenas a mudança do indexador da dívida.