Política

Jornal da capital expõe problemas da administração de Célia Rocha

01/10/2014
Jornal da capital expõe problemas da administração de Célia Rocha

Celia rocha235Postos de saúde sem medicamentos, salários de servidores em atraso e donos de imóveis alugados e locação de veículos estão com pagamentos pendentes
A prefeita de Arapiraca Célia Rocha (PTB) na sua terceira gestão a frente da cidade mais importante do interior de Alagoas está enfrentando uma séria crise administrativa. Os servidores estão com salários atrasados eles trabalham dois meses para receber apenas um mês trabalhado. O grave problema nesta quarta-feira, 1º é manchete do jornal Tribuna Independente com repercussão negativa em todo o Estado.
De acordo com informações de servidores que pedem pra não ter os nomes mencionados temendo represálias, após dois meses sem ver a cor do dinheiro, neste dia 31 de setembro foi depositado o correspondente apenas ao mês de agosto trabalhado. Outro problema esta relacionado à falta de informações por parte da assessoria de imprensa e da pasta de Finanças.
A população reclama da prestação de serviços, sobretudo na área da saúde, nas unidades básicas de saúde e postos faltam medicamentos principalmente remédios específicos . O compromisso com a saúde de Célia Rocha que é médica pediatra foi uma das principais propostas da campanha em 2012.

Poder legislativo omisso

O grave problema administrativo de Arapiraca não encontra nenhuma ressonância na Câmara Municipal que comporta 15 vereadores e todos fazem parte da base de sustentação do Executivo. Os vereadores fingem desconhecer os graves problemas administrativos. Para agravar ainda mais a situação, o 13º salário não será paga para os servidores contratados e comissionados este ano, em razão da crise financeira.
A administração de Célia Rocha já é comparada a de Severino Leão no período de 1993/ 1999, que decorrente de uma crise econômica em nível nacional atrasou sete meses dos salários dos servidores. Assim que assumiu os destinos de Arapiraca pela terceira vez EM 2013, a prefeita enxugou a folha de pagamento demitindo mais de três mil servidores contratados.
Meses depois, autorizou um reajuste de 120% para os secretários de primeiro escalão que inclui o filho da prefeita Daniel Rocha, que ocupa a secretaria municipal de Ação Social. Os titulares que recebiam pouco mais de R$ 5 mil passaram a receber quase R$ 12 mil mensais. Na época, houve protestos dos professores da rede municipal que possui 1.834 efetivos e mais de 600 contratados.
Em plena campanha dos seis aliados políticos, Célia Rocha não tem participado ativamente de caminhadas e carreatas. Na tarde da ultima segunda-feira, 29, participou de uma carreta com o candidato ao Governo da Frente de oposição, Renan Filho (PMDB) senador Fernando Collor (PTB) e Luciano Barbosa (PMDB) candidato a vice-governador.
No mesmo dia a noite a prefeita não participou de um evento político organizado pelo deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB) candidato a reeleição. Em seu lugar marcou presença no evento, seu filho o Daniel Rocha.