Geral

Itec promove curso para aperfeiçoar gerenciamento do Datacenter

24/10/2014
Itec promove curso para aperfeiçoar gerenciamento do Datacenter

Cursos são voltados para a melhoria do gerenciamento do Datacenter (Foto: Ascom Itec)

Cursos são voltados para a melhoria do gerenciamento do Datacenter (Foto: Ascom Itec)

  Como parte das ações de reestruturação do Datacenter do Estado, iniciada este ano, o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) realizou diversos treinamentos voltados para a melhoria do gerenciamento. Nesta sexta-feira (24), seis colaboradores do Estado finalizam o curso oficial da VMware.
O projeto de reestruturação faz parte do Alagoas Tem Pressa e recebeu recursos de R$10,4 milhões para  aquisição de novos equipamentos (hardwares), novos softwares, treinamentos, serviços e reforma. Os treinamentos acontecem desde maio e abrangem não só colaboradores do Itec, mas também do Detran e da Secretaria da Fazenda.
O VMware é o principal virtualizador do mercado e o padrão do datacenter do Governo de Alagoas. Ele suporta mais de 350 servidores virtuais utilizando cerca de 25 servidores físicos que serão expandidos para 40 até o final do ano.
A virtualização de servidores é um processo em que se compartilha um hardware físico, permitindo a execução de vários sistemas operacionais no mesmo equipamento, economizando recursos computacionais como o processamento e memória, pois utiliza o máximo de cada hardware.
“O conhecimento da ferramenta é importante para o funcionamento correto, a disponibilidade e a performance dos servidores hospedados no Datacenter. O curso faz parte do projeto de reestruturação do Datacenter e da criação da Cloud do Governo de Alagoas, onde foram adquiridos equipamentos, softwares, serviços e treinamentos com recursos do Proinvest”, afirma o gestor do Datacenter, Tiago Fonseca.
Dentro do projeto de reestruturação foram previstos sete treinamentos, todos voltados para melhoria do gerenciamento dos novos equipamentos e segurança da rede. Na semana assada, colaboradores participaram do curso de Tipping Point.
Segundo o analista de redes da Diop, Haroldo Andrade, a capacitação em Tipping Point é importante para proteção do Datacenter de ameaças cibernéticas. “A importância da capacitação é adquirir real conhecimento desse equipamento, para termos uma proatividade no combate a ameaças de invasão à rede. Isso poderá ser tratado e protegido em tempo real, tornando o Datacenter um ambiente mais seguro”, destaca.

Reestruturação

Com os novos equipamentos adquiridos no projeto há a expansão não só da capacidade de armazenamento de dados, mas também da oferta de serviços aos órgãos e secretarias governamentais. A solução de Cloud Computing (Computação em Nuvem), Networking e melhoria da rede de fibra óptica, são exemplos desses serviços. A capacidade de armazenamento está sendo aumentada em cerca de 200%. Todos os órgãos que possuem algum serviço no Datacenter do Governo de Alagoas serão beneficiados, e consequentemente a população que depende desses serviços.
“Esses projetos servem como base para qualquer projeto que use recursos de Tecnologia da Informação (TI). A partir deles, o Governo ganha em benefícios como uma maior facilidade dos clientes em solicitarem servidores ao Datacenter, melhor acesso aos serviços do Datacenter para os órgãos ligados por fibra, melhoria da capacidade de TI e da velocidade dos sistemas armazenados. Também estaremos ampliando a capacidade de recebimento de novos projetos do estado”, comenta o diretor-presidente do Itec, Alyson Oliveira.