Geral

Fórum de Saúde movimenta servidores da 3ª CRE em Palmeira dos Índios

02/10/2014
Fórum de Saúde movimenta servidores da 3ª CRE em Palmeira dos Índios

 Servidores da Educaparticipam de Forum de Saude em Palmeira   A 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) – que abrange escolas estaduais de Palmeira dos Índios e municípios vizinhos – realizou nesta terça-feira (30) o 2º Fórum de Saúde na Educação, no auditório da Escola Estadual Humberto Mendes, na cidade de Palmeira dos Índios. Voltado para servidores da rede estadual de ensino que atuam como “elos multiplicadores” das ações de saúde, o evento reuniu cerca de 60 pessoas, a maioria professores e diretores de escola da região.
O seminário começou por volta das 8 horas e terminou no início da tarde, com uma “mesa redonda” entre o público e os debatedores. Três temas foram abordados pelos palestrantes: cuidados com a voz, saúde mental e saúde do trabalhador. A primeira palestra foi proferida pela fonoaudióloga Rayné Melo, técnica do Núcleo de Qualidade de Vida dos Servidores da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Nuqav/SEE).
“Nossa palestra teve como base o Programa de Atenção e Vigilância à Saúde Vocal dos Professores da Rede Estadual de Ensino, que começou a ser desenvolvido em 2011 e já apresenta bons resultados”, explicou Rayné. Segundo ela, antes dessa iniciativa, os problemas com a voz representavam o terceiro maior número de afastamentos de professores da sala de aula. “A partir desse programa, o número de afastamentos por problemas de voz caiu para quinto lugar”, acrescentou a fonoaudióloga.
Entre as dicas que ela passou para o público durante sua palestra estavam os cuidados que as pessoas devem ter com o uso da voz, a importância do aquecimento da voz antes de palestras intensas e os exageros que devem ser evitados, como a ingestão de água muito gelada, ou gritos e pigarros mais longos. “Para os professores, a voz é um instrumento importante de trabalho. Por isso, é preciso ter muito cuidado com ela para evitar os distúrbios que possam resultar no afastamento desses profissionais da sala de aula”, acrescentou Rayné Melo.
De acordo com a coordenadora da 3ªCRE, Judite Rocha, eventos como esses são de fundamental importância para conscientizar os professores acerca da importância de cuidar da voz. “Essas palestras ajudam a conscientizar os professores para os riscos do uso indevido da voz, procurando difundir os hábitos saudáveis e as medidas preventivas”, acrescentou.

 Saúde mental

O tema de saúde mental foi abordado pelo psicólogo Everson dos Santos, da Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios. Em sua palestra, ele destacou a importância da saúde mental e dos hábitos saudáveis, como os exercícios físicos, a boa alimentação e sono na medida certa. “Todos esses fatores são imprescindíveis para uma boa qualidade de vida, evitando assim os episódios depressivos”, destacou.
Já a enfermeira Rebeca de Oliveira, técnica da Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios, falou sobre a saúde do trabalhador, chamando a atenção do público para a importância dos exames preventivos e das boas práticas no ambiente de trabalho. “Procurei focar a minha fala nas atitudes positivas e preventivas, que ajudam o trabalhador a evitar problemas de saúde que atrapalhem o seu desempenho nas escolas”, enfatizou.
Para a Edjane Canuto, responsável pelo ‘Elo de Qualidade de Vida’ da 3ª CRE, o fórum cumpriu como seu objetivo e foi muito bem assimilado pelos servidores. “Os participantes do fórum vão trabalhar agora levando esses ensinamentos aos demais profissionais de ensino em suas escolas. Eles vão atuar como elos multiplicadores, entre as escolas e a Coordenadoria Regional de Educação”, explicou Edjane, que é assistente social.